Tráfego pago ou tráfego orgânico: qual o melhor para o seu negócio?

Francyne Nunes

Francyne Nunes
Redatora

Para quem está começando a investir no marketing de conteúdo, nem sempre é tão simples definir qual a melhor estratégia para o seu negócio. Vários aspectos precisam ser considerados e nem sempre o pequeno empreendedor tem completo domínio da área. O que pode provocar gastos desnecessários investidos em campanhas sem resultados.

Mas, afinal, como fazer a melhor escolha e quais critérios seguir? Esse é o tema do nosso artigo de hoje. Continue lendo.

O que é tráfego? Onde vive? Do que se alimenta?

Para início de conversa, vamos para uma rápida definição. Tráfego orgânico são todas as visitas que chegam organicamente, ou seja sem você precisar pagar, na sua loja online. Seja por SEO, redes sociais, ou acesso direto ao site. 

Para exemplificar: visitantes que conhecem a sua marca e acessam sem a necessidade de um anúncio. 

Já o tráfego pago, você paga para que essas visitas aconteçam, assim como o próprio nome diz. Seja impactando essa pessoa por meio de palavras-chaves, ou reimpactar sua audiência em algum outro canal, como o Facebook ou Instagram. Em outras palavras, você paga para gerar esse tráfego.

Tráfego pago ou tráfego orgânico? Eis a questão!

O tráfego orgânico é fundamental para o seu negócio para o médio a longo prazo.

Para ser bem estruturado e arquitetado, o tráfego orgânico precisa de um período. Digamos aí por volta de uns seis meses a um ano para começar a gerar resultados expressivos.

Quando falamos que esse tráfego não é pago, isso significa que ele não envolve um custo direto. Você não paga por essas visitas e cliques. No entanto, tem o gasto com mão-de-obra qualificada: profissionais para produzir os conteúdos, designers para criação de artes —  e todos os gastos necessários para a produção.

Mas fica a dúvida no ar: o que fazer com o seu negócio durante esse um ano de espera para o tráfego orgânico começar a dar resultado?

A resposta é formada por duas pequenas palavras: Tráfego pago.

Dependendo do tamanho da empresa, ela não aguenta um ano sem lucros e pode chegar à falência se decidir esperar. O tráfego pago entra como uma solução para esse período de estruturação do tráfego orgânico.

O tráfego pago é o recurso a curto prazo e de efeito imediato. Ele irá aumentar as suas visitas, cliques, vendas e lucros já no início do seu negócio, sem depender da estruturação completa e longa do tráfego orgânico.

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Então o tráfego pago é melhor?

Não. Por mais que existam defensores vorazes de um ou outro. Principalmente do tráfego pago. A verdade fatal – e que não podemos fugir é: não.

Os dois são importantes e fundamentais. Um é imediato. Se você investir dinheiro em campanhas, você vai vender mais. Investiu mais dinheiro? Você vai vender mais ainda  - e assim sucessivamente. Esse é o tráfego pago.

Agora, a ideia do tráfego pago é que você faça isso, mas que durante esse um ano cresça o seu tráfego orgânico. A ideia é que esse público que está chegando por meio do tráfego pago tenha um conteúdo relevante e cativante nas suas redes sociais, que os mantenha ali.

Dessa forma, os dois são peças fundamentais para o crescimento do negócio. Uma estratégia de tráfego estruturada e inteligente ela precisa desses dois tipos de tráfego.

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