Como o Tik Tok pode beneficiar os profissionais da saúde

Giovana Lima

Giovana Lima
Redatora

O aplicativo TikTok continua sendo um dos mais baixados no mundo. Segundo a consultoria digital SensorTower, durante o mês de março de 2021, o Tik Tok acumulou o número de 58 milhões de instalações em celulares. 

Além disso, de acordo com o relatório Digital Trends 2021 organizado pela agência We Are Social e pela plataforma Hootsuite, a rede social foi a mais baixada no Brasil e no mundo em 2020.

Ao navegar pelo app, é possível se deparar com diversos tipos de conteúdos e facilmente passar horas assistindo os vídeos. São postagens que vão desde “memes” e “trends”, feitos por diversos tipos de usuários, até temas de cunho intelectual e médico, com doutores desvendando mitos sobre a saúde e dando dicas para o dia a dia. 

Esses são, geralmente, vídeos bastante consumidos pelos usuários, que salvam e compartilham o post devido à relevância do assunto, os usando muitas vezes como fonte de informação. 

Então, como o Tik Tok pode beneficiar os profissionais da saúde, sendo uma rede social tão jovem e volátil? 

Separamos as principais informações para você saber se o TikTok vale a pena para profissionais da saúde. Confira!

O que é TikTok?

O TikTok é uma plataforma de vídeos rápidos que majoritariamente são de conteúdos divertidos e de challenges. Dentro do aplicativo é possível realizar as gravações, inserir efeitos, editar e acrescentar uma música de fundo. É fácil de usar e proporciona uma experiência de vídeo e áudio dentro de um só lugar. 

Ele foi criado pela empresa ByteDance, na China, onde o antigo aplicativo Music.Iy se tornou o que conhecemos hoje por TikTok, em agosto de 2018. Assim, ele se começou a ser conhecido pelos virais, com compartilhamento de vídeos curtos, de 15 a 60 segundos. Porém, é sempre importante ficar atento às atualizações, já que eles estão sempre buscando novos jeitos para atrair o seu público. 

A interface da plataforma é um dos diferenciais. Já que ele possui um menu “Descobrir” com hashtags de vídeos que estão em alta, de pessoas famosas ou não. Além disso, na sua tela inicial ele mostra conteúdos de usuários que você não está seguindo, mas sim, daqueles que o aplicativo entende que são relevantes para você. 

O TikTok possui a classificação etária de 13 anos, com a possibilidade de que os pais consigam controlar o tempo dos seus filhos quando consideram que eles estão navegando além do permitido. 

E para quem deseja ganhar dinheiro fazendo os conteúdos que ama, o TikTok proporciona isso. Ao chegar aos mil seguidores é possível realizar LIVEs e assim que terminar os usuários podem doar “Rubies”, moeda do próprio aplicativo. Como também, é possível receber dinheiro ao convidar um amigo para baixar o app e ao assistir os vídeos. 

Principais benefícios do TikTok para os profissionais de saúde

  • Público segmentado

Além de um alto número de downloads, a plataforma é bem segmentada, sendo a maioria de pessoas jovens, mas isso não significa que pessoas mais velhas não estejam lá. O bom de ter um perfil mais específico é que você pode produzir conteúdos mais direcionados e assertivos.

  • Marketing de influenciadores

Por ser uma plataforma simples de se usar, ele propícia para que os influenciadores criem mais conteúdos com frequência e interaja com o seu público, Por isso, é um lugar onde você pode se tornar um influencer em sua área da saúde ou investir em influenciadores novos para sua marca, já que por ser uma ferramenta nova no Brasil o valor cobrado pode ser menor por eles.  

  • O TikTok já foi testado

O TikTok antes de se tornar um viral em todo o mundo, foi testado na China. Assim, possíveis erros que poderiam acontecer já foram solucionados e tratados com inteligência. Eles investiram em segurança e privacidade dos seus usuários. 

  • Vídeos virais e rápidos

Quando se fala em virais é com o TikTok. Dentro da plataforma, um vídeo pode chegar rapidamente a um número grande de pessoas com compartilhamentos e indicações do próprio algoritmo. As pessoas não só rolam o feed, mas assistem os conteúdos e interagem com elas. 

  • É fácil divulgar informações

Como já falamos anteriormente, a plataforma é fácil de ser usada, assim você pode trazer informações sobre dicas de saúde, por exemplo, de forma simples, didática e divertida. 

O que postar no TikTok sobre saúde?

Agora que você já sabe os principais benefícios do aplicativo, você deve estar se perguntando: o que eu posso publicar como profissional de saúde? Separamos alguns tópicos para te ajudar, porém ao usar a ferramenta você se deparará com um universo de conteúdos criativos que te darão novas ideias. 

Mitos x Verdades: neste tópico é possível você desmistificar alguns assuntos da sua especialidade. Por exemplo, um fonoaudiólogo pode responder se é verdade ou mito de que os aparelhos auditivos são grandes. Com a ajuda da ferramenta de edição essa explicação pode ficar ainda mais simples.

Dicas de saúde: aqui você pode ajudar os seus usuários divulgando dicas de como cuidar melhor da sua saúde, por exemplo no inverno. Falando sobre os melhores alimentos para uma vida saudável ou como usar de forma correta um fio dental, por exemplo. 

Demonstrações práticas: aqui você pode mostrar de forma prática processos das dicas que você deu no tópico anterior de como usar a máscara corretamente ou mostrar como as doenças agem no corpo. 

Perguntas e respostas: o aplicativo tem um espaço onde as pessoas podem comentar os vídeos e depois o dono da conta gravar um vídeo a partir desse texto. Assim, você pode estimular seus seguidores a enviarem dúvidas e respondê-las na medida do possível.

Aplicativos para ajudar a criar seus vídeos no TikTok

O TikTok tem um espaço muito bom para editar seus vídeos, porém se você quer que eles se tornem ainda mais profissionais, separamos três aplicativos que podem te auxiliar na produção dos conteúdos e bombar nas redes. Confira!

  • Canva

Ele é um editor gráfico disponível para Android e iOS que pode te auxiliar a criar uma capa atraente para seu vídeo ou inserir elementos de arte e texto. 

  • Inshot

Este aplicativo de edição de vídeo, também disponível para Android e iOS, é possível acrescentar filtros e efeitos, músicas populares, realizar cortes, ajustar a velocidade, e adicionar adesivos e textos. 

  • CapCut

O CapCut está disponível para Android e iOS e é da mesma empresa dona do TikTok, assim permitindo colocar efeitos de transição, filtros, textos, faixas de áudio e muito mais. Além disso, é possível salvar o vídeo sem marcas d'água.

3 TikTokers (digital influencer do TikTok) médicos para se inspirar 

Agora para você se inspirar, separamos três contas do TikTok que viraram notícia ou que possuem um grande número de visualizações na plataforma. 

1) @drnorbertomaffei

O ginecologista Dr. Norberto Maffei virou notícia por seu vídeo viralizar na rede social. Nele ele ançou a “Dança da Candidíase”, ao som de Tchakabum, “Dança da Mãozinha” falando sobre seis sintomas da Candidíase. Em sua conta, que tem na bio a frase ginecologia descomplicada, mistura informação e diversão.

2) @drakaroline.landgraf

Já a Dra. Karoline Landgraf, também ginecologista, ganhou fama pelos seus conteúdos com foco em dicas e orientações sobre a saúde da mulher de forma simples e próxima das mulheres.

3) @fonodaianesandri

Por último, a fonoaudióloga Daiane Sandri fala sobre linguagem e reabilitação auditiva de forma dinâmica, respondendo perguntas sobre sua profissão na prática. Até o momento ela já possui 135.2K de seguidores.

Quais são os cuidados que você precisa ter no TikTok?

Antes de tudo é importante ler o que o conselho de medicina fala sobre o assunto, mas adiantando, os principais cuidados são os que o CRM diz sobre publicidade. Então é importante ter a identificação do profissional da saúde, incluindo o registro junto ao conselho regional da categoria, assim como o da especialidade.

Além disso, não pode divulgar técnicas que ainda não foram aprovadas pelo órgão responsável ou garantir resultados como propaganda e quebrar o sigilo do paciente.

Quais são os concorrentes do TikTok?

As redes sociais com o intuito de criar vídeos curtos e divertidos não é mais exclusivo do TiKTok. O YouTube Shorts chegou ao Brasil recentemente como teste e é possível criar conteúdos de até 60 segundos dentro da plataforma do YouTube. 

Já o Reels é a ferramenta que o Instagram possibilita publicações estilo TikTok, então nesta página é possível investir em dicas rápidas que não seriam tão atraentes se fosse um IGTV ou um post de imagem estática. 

Por fim, o Kwai se tornou conhecido por dar a chance aos usuários do aplicativo ganharem dinheiro facilmente. Como estratégia para atrair novas pessoas, ele recompensa quem conclui as tarefas diárias sugeridas em reais. Por exemplo, ao juntar dez mil Kwai Golds você recebe R$ 1.

Então se você deseja começar a criar conteúdos de qualidade e não perder as trends do momento, invista em meios como as redes sociais para aumentar seu reconhecimento como médico ou clínica médica.
Gostou deste conteúdo? Continue lendo o nosso blog com o post sobre “Como você responde seus clientes nas redes sociais?

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