Redes sociais para consultórios odontológicos: qual a importância?

Pedro Henrique

Pedro Henrique
Redator

Captar e fidelizar novos pacientes é uma tarefa comum de qualquer consultório odontológico, tanto quanto realizar limpeza de dentes e cuidar da saúde bucal dos clientes. Entretanto, para que essa tarefa seja realizada de forma eficiente, é necessário um bom planejamento de marketing odontológico. Só que, no mundo atual, qualquer planejamento de marketing precisa incluir estratégias de redes sociais.

No universo do marketing digital, as redes sociais se tornaram ferramentas indispensáveis, principalmente no Brasil, país que conta com 130 milhões de usuários no Facebook e 99 milhões no Instagram. 

Para dentistas e consultórios odontológicos, essas redes se tornaram uma ótima plataforma de divulgação de serviços. Além disso, elas proporcionam uma série de benefícios que melhoram o processo de captação e fidelização de pacientes. Confira alguns desses benefícios a seguir:

Aumento da visibilidade do negócio

As redes sociais podem ser usadas tanto por clínicas grandes, quanto para pequenos consultórios. Em ambos os casos, elas vão marcar a presença do negócio odontológico no meio digital. Isso obviamente aumenta a visibilidade, já que a partir dessas plataformas, diversas pessoas poderão ter contato com o consultório ou clínica em questão.

Melhora o contato com os pacientes

Os pacientes da clínica podem entrar em contato com seu dentista e tirar dúvidas sobre procedimentos e serviços facilmente com as redes. Nesse momento, é importante que a equipe da clínica esteja atenta e responda os pacientes de forma educada e correta.

Respondendo mensagens e comentários com frequência é possível aumentar a confiança do público no serviço da clínica e fidelizar pacientes com muito mais praticidade.

Gera autoridade para os profissionais dentistas

Estar engajado e oferecer conteúdo de qualidade é importante para o reconhecimento do profissional dentista, que pode dessa forma também atrair novos pacientes para sua clínica e ganhar autoridade no meio odontológico.

Presença dentro do mercado

Como já foi dito antes, as redes sociais possuem milhões de usuários, algo que influencia fortemente o mercado no geral. O mesmo acontece no ramo odontológico. Com páginas em redes sociais, é possível garantir que pacientes encontrem um determinado serviço ou clínica e se adequar às necessidades comerciais dos dias atuais.

Facilidade de indicação

Ter uma página nas redes sociais também permite que um consultório ou clínica seja mais facilmente indicado a outros pacientes. 

Os clientes já fidelizados poderão simplesmente copiar o endereço da página ou algum post específico que tenham achado interessante e repassar para amigos que precisem de serviços odontológicos. 

Como utilizar as redes sociais no marketing odontológico

Agora que você já conhece as vantagens das redes sociais para dentistas, deve estar se perguntando sobre qual a melhor forma de utilizar essa ferramenta no seu negócio. A verdade é que para que uma estratégia de marketing odontológico digital seja efetiva, é preciso tomar cuidado com o conteúdo publicado nessas plataformas.

O ideal é focar em conteúdo informativo, com textos e vídeos que ofereçam materiais relevantes da área para o paciente. Podem ser dicas de escovação de dentes, detalhes técnicos sobre tratamentos dentários ou listas com doenças bucais.

Independentemente do conteúdo, ele deve ser de fácil assimilação pelo público. Além disso, as imagens devem ser trabalhadas com cuidado e serem as mais chamativas possível, mas sem deixarem de lado o caráter profissional que qualquer clínica ou profissional dentista precisa passar no meio virtual.

Conteúdo patrocinado

Vale ressaltar que estratégias de marketing para saúde que incluem redes sociais não se limitam apenas às postagens comuns em uma página. Elas também levam em consideração as publicações patrocinadas que são importantes quando o assunto é engajar novos clientes.

Por isso, é importante criar conteúdos realmente atrativos que, ao serem patrocinados, atrairão uma parte do público que busca por serviços odontológicos em redes sociais, mas sem cair para o contexto apelativo.

O ideal é aproveitar o espaço nos meios digitais para divulgar serviços e expor aos pacientes as vantagens de procurar ajuda odontológica no local.

O que não publicar nas redes sociais?

Apesar de serem essenciais para qualquer dentista ou consultório, as redes sociais precisam ser utilizadas com cuidado. Isso porque o Conselho Federal de Odontologia (CFO) dispõe de algumas regras e limitações quando o assunto é marketing para dentistas.

Essas regras abrangem todo o tipo de publicidade feito no ramo odontológico, inclusive as publicações de redes sociais.

Com base no que ficou decidido pelo CFO é vetada a publicidade de preços e ofertas como brindes e serviços gratuitos. O profissional dentista também não pode divulgar técnicas sem comprovação científica, mentir sobre suas capacidades profissionais, expor dados de pacientes ou colocar os pacientes em situações consideradas vexatórias.

Embora a amplitude dessas regras possa parecer limitadora em alguns sentidos, com um bom estudo de marketing e o conteúdo certo, é possível criar campanhas e publicações altamente atrativas sem ferir qualquer regra imposta pelo CFO.

Como administrar corretamente uma página de rede social?

Criar uma página nas redes sociais é bastante simples, mas administrá-la não é nada fácil. Para que um profissional ou clínica realmente se destaque, é necessário um bom planejamento para a publicação dos conteúdos.

Isso significa que é preciso manter certa regularidade nas postagens de uma página, seja ela no Facebook, no Instagram ou em qualquer outra rede, com a divulgação de textos e imagens todas as semanas.

Esse conteúdo deve ser desenvolvido de maneira cuidadosa, sempre levando em consideração a identidade que a clínica ou o profissional dentista quer trabalhar em suas redes sociais. A ideia é pensar as redes como uma extensão da imagem do consultório, para que cada texto ou imagem produzido se alinhe a essa imagem.

Os comentários nas redes sociais também não devem ser esquecidos. É preciso responder todos os comentários (ou pelo menos aqueles de maior relevância) o mais cedo possível, sempre de modo cordial e educado.

Muitas vezes, um consultório ou um único profissional dentista não consegue dar conta da administração de suas redes sociais. Neste momento, é possível contratar o serviço de uma agência especializada que poderá oferecer um plano de gerenciamento e publicação de conteúdo em redes sociais que vai fortalecer a imagem do consultório com base em boas estratégias de marketing digital.

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