Um ano em casa: o home office perfeito, definitivamente, não existe!

Há exatamente um ano publicamos o nosso primeiro artigo desabafando sobre a pandemia e, sobretudo, sobre o home office “Diário de bordo, cinquenta dias em casa: o home office perfeito não existe - e tudo bem!”. Nesta época ainda está contando os dias de trabalho remoto e pensando que a quarentena ia acabar dentro de alguns meses, e hoje nos vemos em um cenário há mais de um ano trabalhando em casa e definitivamente sem previsão de volta ao escritório. 

Lá, em março de 2020, começamos a descobrir os empecilhos do home office e o sentido que ao mesmo tempo que foi fácil nos adaptarmos fisicamente a ele, seria difícil nos adaptarmos emocionalmente, principalmente para uma equipe tão rica em cultura e tão acostumada com os resultados incríveis que alcançávamos quando namoramos. 

De fato, manter a cultura trabalhando em casa foi um desafio, que graças ao nosso foco e trabalho em equipe está sendo cumprido a cada dia. Hoje, após diversos aprendizados, erros e acertos, temos uma equipe 100% adaptada ao trabalho remoto, que sabe gerenciar uma crise e que possui muito mais expertise em obtenção de resultados trabalhando em casa. 

Como conseguimos isso? Através do aprendizado contínuo, empatia, colaboração, proatividade e diversidade, valores que construímos ao longo dos nossos 10 anos de existência e que foram adaptados e reforçados no home office. 

Abaixo, trazemos alguns pontos importantes de nossa trajetória que podem ajudar você a otimizar o seu trabalho remoto como colaborador, líder ou dono de empresa! 

 

A nossa trajetória 

Começamos a mudança para home office alguns dias antes de a quarentena ser oficialmente decretada em São Paulo e em uma semana independente casas oficialmente todos trabalhando em nossas fontes . Foi um processo em equipe, que precisou de organização e empenho para que saísse como planejado. Todos tiveram suporte de material como notebook, papelaria, cadeira, fone de ouvido, câmera, entre outros acessórios que fazem deixar o ambiente mais profissional. 

Também, não foi fácil e simples para nós. Mas criamos, boletins, uma rotina de chamadas diários, inserimos ferramentas de planejamento estratégico de jobs , continuamos com os nossos horários regulares, valorizamos o uso de plataformas de comunicação como Slack, Zoom e Google Meet.

Durante esse período, perdemos colaboradores importantes em nossa equipe e também contratamos novas pessoas que contribuem para agregar e fomentar a nossa diversidade, e com isso, nos deparamos diante de mais um desafio: como pessoas que nunca se viram pessoalmente? Para essa solução questão, contamos com a expertise do nosso RH, que fez um ótimo trabalho de integração através do onboarding, apresentação via calls e criação de ações internas para o engajamento da equipe, o que deu muito certo! 

Além disso, realizamos happy hours, valorizamos nossos colaboradores com mimos especiais, fomentamos nossa cultura através de palestras e bate papos internos, fortalecemos os feedbacks, criamos oficialmente projeto de responsabilidade social, implementamos novas ferramentas e continuamos com as apresentações dos nossos colaboradores, que visam instigar o nosso aprendizado contínuo. 

 

Quais são as vantagens do home office depois de um ano?

 

  • Redução de custos

O home office traz economia tanto sociais quanto fiscais, sendo benéfico para empresa e para os colaboradores. Os custos com o transporte e alimentação para casa são menores ou até mesmo zerados. Para empresa o gasto de energia elétrica, água, internet, infraestrutura e limpeza diminuem. 

 

  • Otimização de atividades

Em casa nossos esforços são maiores, porém o foco é maior no ambiente domiciliar, pois há mais liberdade de gestão de tempo, conforto e menos pressão do ambiente de trabalho. 

 

  • Autonomia para os tempos

O home office desmistificou o mito de que horas trabalhadas significam maior produtividade. Assim, o trabalhador tem uma independência de perceber os horários que são mais eficientes, consegue focar em melhores resultados e entregas no prazo.

 

  • Proximidade com a família

Quem nunca disse que o escritório era sua segunda casa, não é? Passávamos muitas vezes mais tempo no ambiente profissional do que em nossas casas. Agora com uma migração para o trabalho remoto ficamos 24h dentro das residências com os nossos familiares. Podemos almoçar junto com eles, na pausa de 15 minutos conversar sobre tudo e ainda acompanhar o desenvolvimento dos filhos de pertinho.

 

  • Melhor rotina

Neste tópico podem surgir opostas, mas com o home office nossa alimentação teve a chance de se tornar mais saudável sem as marmitas, fast foods e pães de queijo antes do expediente. Além disso, não precisa mais enfrentar o estresse do trânsito. Ufa! 

 

Dica: ferramentas que adotamos para melhorar o nosso desempenho no home office 

 

  • Operand: software de gestão de projetos integrados
  • Convenia: ferramenta de gestão de pessoas
  • Ferramentas de meeting: Zoom, Google Meet e Teams
  • Uso da agenda do Google e criação de novas planilhas de controle do Sheet

 

  • Slack: já utilizamos, mas se fortaleceu pela necessidade de se comunicar rapidamente

Você pode adotar outras formas para aumentar sua produtividade além das ferramentas de suporte, como por exemplo: 

  • Identificar quais são os empecilhos que te impedem de trabalhar com foco;
  • Escolher um lugar da casa para ser o seu escritório fixo;
  • Determinar horários para cada tarefa;
  • Anote tudo que precisa ser feito no dia;
  • Colocar a sua saúde física e mental em primeiro lugar! 

 

Vamos adotar home office daqui para frente?

A saudade da integração do escritório, dos happy hours presenciais e das festas de fim de ano está grande, mas a pandemia ainda não acabou, e por isso continuaremos de home office durante os próximos meses. No entanto, a nossa experiência tem sido tão boa que, quando pudermos voltar ao escritório, vamos adotar escalas e continuar com o trabalho remoto em alguns dias da semana, já que percebemos uma facilidade que podemos atender nossos clientes e trabalhar de qualquer lugar. 

O home office definitivamente não tem como ser perfeito, mas tem como ser otimizado ao máximo para proporcionar a melhor experiência de trabalho tanto para o colaborador quanto para os clientes de sua empresa! 

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para ler o nosso artigo “Opinião: como tempos atípicos desenvolvimentos da maturidade digital”. 

Tem algum projeto
em mente?

Declaro ter lido e aceito integralmente os termos e condições da Política de Privacidade.