• Home
  • Quem Somos
  • Cases
  • Vagas
  • Blog
  • Contato
  • REDES SOCIAIS

Instagram será o novo TikTok? Entenda as mudanças que vão acontecer no app nos próximos meses

  • 08/07/2021 18:02
  • Media.K

Uma notícia que repercutiu entre os usuários do Instagram nesta semana foi a de que a rede social não será mais um meio para compartilhamento de fotos. Em vídeo publicado em sua conta, Adam Mosseri – head do Instagram – disse que a rede irá passar por mudanças nos próximos meses e terá um foco ainda maior na veiculação de vídeos. 

Para os usuários mais jovens que estão habituados com o formato de vídeo e que também são usuários do TikTok, essa novidade não foi tão marcante. No entanto, para o público que utiliza o Instagram como ferramenta de marketing e até mesmo venda direta de seu trabalho, como as lojas virtuais, o novo formato pode parecer uma ameaça. 

O que antes era uma rede simples de compartilhamento de posts estáticos e carrosséis com uma boa entrega aos seguidores, agora vai se tornar um app ainda mais semelhante ao “app vizinho”, exigindo dos influenciadores mais esforços para produzir vídeos sobre os seus conteúdos e sobretudo para entretenimento. 

Assim como a adaptação do Orkut para o Facebook e posteriormente para o Instagram, novas formas de conteúdo irão aparecer. Mas qual será o impacto para os empreendedores que usam a rede como principal forma de divulgação de seu trabalho e que, principalmente, já estão acostumados com os formatos de fotos no feed e stories? 

Foco na veiculação de vídeos de entretenimento

Com o surgimento das redes sociais, essa mudança de formato de uma página para outra tornou-se comum. A primeira a tomar as telas de milhares de pessoas foi o Orkut, depois, o Facebook veio à tona e em seguida o Instagram, com um formato um pouco mais volátil e acompanhando mais facilmente as tendências. 

Algumas outras redes surgiram no meio das principais, como o Snapchat, que logo foi reproduzido pelo Instagram através do formato de stories, e agora o TikTok, que também ganhou o reels como concorrente. 

Agora, o que o Instagram quer é eliminar as chances de ser substituído por uma nova rede, e por isso está sendo tão radical e rápido em suas inovações. Isso pode parecer uma estratégia inteligente por parte de Mosseri, porém, muitos influenciadores estão se queixando da falta de identidade da rede social, e principalmente da mistura excessiva de formatos em um lugar só. 

A cientista social e influenciadora do Instagram Nataly Neri, que fala sobre sustentabilidade e vida consciente na rede, foi uma das primeiras a se pronunciar negativamente sobre as mudanças. Em um relato compartilhado em seus stories, Nataly comentou que está cada vez menos motivada a utilizar a rede social e, segundo ela,  virou um “megazord de outras plataformas”, deixando muitos usuários desconfortáveis e perdidos. 

De fato, para quem já é acostumado com o formato de fotos e gosta desse meio mais impessoal para divulgar o seu conteúdo, as mudanças no Instagram serão desafiadoras. Ao mesmo tempo, quem já está habituado ao formato reels e gosta de investir em vídeos está animado com a modificação do algoritmo. 

A dúvida que fica é: o que vai mudar de fato?

O que vai mudar 

A mudança do Instagram consiste basicamente na maior entrega de vídeos e reels. A partir dela, vídeos de pessoas que os usuários não seguem também vão aparecer na timeline como sugestão, e todo conteúdo em formato de vídeo será muito mais entregue do que os posts com apenas fotos. 

Além disso, o reels também terá um espaço para posts patrocinados, ou seja, os anúncios. Estes posts são muito bem-vindos para o marketing, pois abre novas portas para a geração de leads. No entanto, os vídeos terão que ser muito bem elaborados para não serem rapidamente descartados pela timeline infinita. 

Assim, a rede social passará a contar com basicamente as ferramentas de todas as redes sociais mais famosas em um só aplicativo. O stories, IGTV, reels e post estático com texto. O que muda é a entrega de cada um deles, que será muito maior para qualquer post em formato de vídeo. 

Como as empresas podem se adaptar 

A resistência a este novo formato está sendo grande. Em menos de uma semana desde a declaração, influencers já deram seus pareceres para seus seguidores comentando o quão difícil pode ser essa nova adaptação e surgiu até mesmo uma corrente dizendo “Instagram, não mude. Se eu quisesse o TikTok, iria para lá”.

 

No entanto, essa mudança pode ser mais positiva do que muitos imaginam. Com a aparição de conteúdos de usuários diversos no feed, mais contas poderão se conectar, e com o formato de anúncio para o reels, a geração de leads qualificados pode se tornar tão efetiva quanto com os posts comuns. 

Uma dica valiosa para as empresas e empreendedores individuais que não sabem por onde começar a se adaptar ao formato de vídeo é acompanhar de perto as tendências e trends que vão surgir tanto no reels quanto no TikTok. Quanto mais você estiver atualizado, melhor, pois poderá ser um dos primeiros a desenvolver um vídeo que vai viralizar posteriormente. 

Além disso, não deixe a criatividade de lado. Ideias novas podem se tornar conteúdos relevantes, e serão muito melhores do que apenas copiar a ideia de outras pessoas. Os vídeos são interessantes quando eles falam sobre um conteúdo que seja leve e bacana, e nem sempre precisa ser totalmente focado no entretenimento. 


Ter uma estratégia de marketing digital bem definida também vai te ajudar muito no engajamento de suas redes sociais. Para isso, é importante contar com profissionais que estão atentos às novidades e que vão traçar o melhor caminho para manter o seu Instagram bem movimentado e gerando bons leads para o seu negócio.

E aí, o que você achou dessa novidade do Instagram? Está preparadx para a mudança? Conte com a Media K para te ajudar a acompanhar as tendências das redes sociais!

Blogs Relacionados

De avatares bonitos a personagens com roteiro: o novo entretenimento feito por IA

  • 2025-06-10 14:03:47

Por que fomos eleitos o País Criativo do Ano, e o que isso diz sobre nossa cultura

  • 2025-05-26 11:54:58
MARKETING DIGITAL

Brand Attitude: por que marcas com personalidade vendem mais — e incomodam mais também

  • 2025-05-13 11:52:50
REDES SOCIAS

Microinfluenciadores: o impacto que não se mede só em seguidores

  • 2025-04-28 16:01:47

Instagram 2025: o que mudou no algoritmo — e o que não muda nunca

  • 2025-04-08 16:41:02
MARKETING DIGITAL

Os 5 fatores que você deve se atentar ao selecionar uma agência de Marketing Digital

  • 2025-02-28 17:40:20
SEO

UX + SEO: a dupla dinâmica

  • 2025-02-10 13:52:10
SEO

Escrita que vende: o Copywriting em ação!

  • 2025-01-31 14:40:47
REDES SOCIAS

Conquiste o LinkedIn e expanda seus negócios

  • 2024-12-20 17:11:18
MARKETING DIGITAL

Ideia. Ação. Sucesso

  • 2024-10-25 15:52:30
GENTE E CULTURA

Trabalho à distância: nossa fórmula

  • 2024-10-21 09:41:30
SEO

Meta é bom, mas pode ser ruim

  • 2024-10-16 14:28:00
TRÁFEGO PAGO

Transforme anúncios em lucro: o guia definitivo

  • 2024-10-11 09:53:24
EMPREENDEDORISMO

Funcionários fantasmas

  • 2024-10-08 09:43:05
EMPREENDEDORISMO

Atendimento extraordinário, cliente impactado

  • 2024-10-04 16:27:18
TRÁFEGO PAGO

Separar e conquistar: 4 motivos para segmentar seus leads

  • 2024-10-01 15:48:58
EMPREENDEDORISMO

Novo sócio, nova era: Keith Matsumoto na Media.K

  • 2024-08-23 15:18:44
MARKETING DIGITAL

4 formas de vender mais no Dia dos Namorados

  • 2022-06-05 13:16:25
TRÁFEGO PAGO

Tráfego Pago: 5 dicas para vender mais e com constância

  • 2022-05-24 09:15:53
EMPREENDEDORISMO

Você sabe o valor do seu cliente?

  • 2022-05-05 09:22:02
MARKETING DIGITAL

Dia das Mães: 7 dicas para criar a melhor campanha de vendas

  • 2022-04-12 16:45:02
MARKETING DIGITAL

Dia do Consumidor: 4 ideias rápidas para colocar em prática

  • 2022-02-24 17:34:12
EMPREENDEDORISMO

Qual a importância da Transformação Digital para as empresas?

  • 2022-02-10 13:12:53
TRÁFEGO PAGO

O que um Gestor de Tráfego Pago faz?

  • 2022-01-20 12:50:17
MARKETING DIGITAL

3 tendências de marketing para 2022

  • 2022-01-14 14:48:53
TRÁFEGO PAGO

6 dicas para criar uma boa campanha no Google Ads

  • 2021-12-20 17:01:49
REDES SOCIAS

5 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram

  • 2021-12-07 16:05:12
TRÁFEGO PAGO

Funil de vendas: como utilizá-lo na sua empresa?

  • 2021-12-03 14:19:10
MARKETING DIGITAL

Como usar dados para ter novas ideias

  • 2021-12-02 16:41:52
SEO

Por que a comunicação visual é importante para o seu negócio?

  • 2021-12-01 11:58:03
SEO

Storytelling: o que é e como utilizá-lo na sua marca?

  • 2021-11-24 09:51:20
TRÁFEGO PAGO

O que é Lead Scoring e qual a importância dele para o seu negócio

  • 2021-11-10 15:50:49
TRÁFEGO PAGO

Campanha de Google e Facebook: qual vende mais?

  • 2021-11-08 11:40:01
SEO

ROI e ROAS: entenda o significado dessas siglas e sua importância

  • 2021-11-03 12:36:32
TRÁFEGO PAGO

Tráfego pago ou tráfego orgânico: qual o melhor para o seu negócio?

  • 2021-10-20 17:49:48
MARKETING DIGITAL

4 motivos para você fazer uma landing page para a sua empresa

  • 2021-10-19 15:47:17
MARKETING DIGITAL

Como o marketing digital pode ajudar em vendas B2B?

  • 2021-10-15 18:21:14
EMPREENDEDORISMO

O que é Business Intelligence e qual sua importância para as empresas?

  • 2021-10-08 11:41:33
REDES SOCIAIS

3 motivos para investir em post institucional em suas redes sociais

  • 2021-10-01 16:06:50
REDES SOCIAIS

As redes sociais são o novo SAC? Saiba como lidar com comentários negativos

  • 2021-09-22 19:12:33
GENTE E CULTURA

Agências de performance: entenda esse novo modelo de serviço

  • 2021-09-17 17:28:04
REDES SOCIAIS

Shorts, Reels e TikTok: 5 ideias de vídeos curtos para o seu negócio

  • 2021-09-13 17:11:46
SEO

Google quer acabar com os cookies de terceiros até 2022

  • 2021-09-08 18:18:55
MARKETING DIGITAL

Como começar no Marketing Digital? 5 benefícios de ter uma agência parceira

  • 2021-09-01 19:10:22
MARKETING DIGITAL

Marketing Digital para a área da saúde: como planejar a sua estratégia

  • 2021-08-27 17:56:38
REDES SOCIAIS

Como adaptar as redes sociais para gerar maior acessibilidade digital?

  • 2021-08-26 09:26:49
MARKETING DIGITAL

Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar o seu negócio

  • 2021-08-19 11:18:49
REDES SOCIAIS

Redes sociais: como escolher a melhor para o seu negócio?

  • 2021-08-12 12:31:53
TRÁFEGO PAGO

Geração de leads: como treinar a equipe para lidar com o lead

  • 2021-08-06 17:45:47
MARKETING DIGITAL

Forneça uma informação e ganhe um cliente: conheça o poder do Inbound Marketing

  • 2021-08-04 16:47:38
REDES SOCIAIS

Redes sociais para consultórios odontológicos: qual a importância?

  • 2021-07-26 09:52:23
GENTE E CULTURA

Adotamos os squads teams: quais benefícios trouxe para uma agência de marketing digital

  • 2021-07-18 19:50:32
REDES SOCIAIS

Instagram será o novo TikTok? Entenda as mudanças que vão acontecer no app nos próximos meses

  • 2021-07-08 18:02:32
REDES SOCIAIS

Instagram vai liberar link no stories para todos os usuários

  • 2021-06-29 16:16:58
SEO

Criando sites para um negócio: detalhes para ficar atento

  • 2021-06-29 15:22:09
EMPREENDEDORISMO

Por que o Nubank escolheu a Anitta para compor seu Conselho de Administração?

  • 2021-06-23 13:54:10
REDES SOCIAIS

Como o Tik Tok pode beneficiar os profissionais da saúde

  • 2021-06-14 11:44:23
REDES SOCIAIS

Como você responde seus clientes nas redes sociais?

  • 2021-06-06 22:47:46
MARKETING DIGITAL

Marketing Transmídia: O que é e qual é seu diferencial nos negócios?

  • 2021-05-23 22:54:00
TRÁFEGO PAGO

Facebook Ads: 3 vantagens do reconhecimento de marca

  • 2021-05-14 20:47:43
MARKETING DIGITAL

Case de Sucesso: Excellence Aparelhos Auditivos

  • 2021-05-10 14:03:23
MARKETING DIGITAL

Case de Sucesso: Audiovida Soluções Auditivas

  • 2021-05-07 18:58:01
MARKETING DIGITAL

O Case Stratton: um sucesso em marketing para construtoras

  • 2021-05-05 20:46:38
REDES SOCIAIS

Saiba como utilizar o WhatsApp Business na sua clínica

  • 2021-04-29 21:42:34
MARKETING DIGITAL

Marketing para construtoras: estratégias para gerar leads

  • 2021-04-21 17:48:35
MARKETING DIGITAL

Marketing Digital e Saúde: estratégias para fidelizar pacientes

  • 2021-04-16 18:55:29
EMPREENDEDORISMO

Quer um profissional especialista trabalhando em sua empresa? Então contrate alguém sem experiência!

  • 2021-04-09 18:04:26
REDES SOCIAIS

Gerenciamento de crises: o que acontece após o

  • 2021-04-07 00:29:26
SEO

Palavras-chave: o que é, a sua importância e como usá-las ao seu favor

  • 2021-03-29 20:30:29
GENTE E CULTURA

Um ano em casa: o home office perfeito, definitivamente, não existe!

  • 2021-03-24 15:46:55
SEO

3 motivos para você investir em Content Experience

  • 2021-03-18 12:45:59
MARKETING DIGITAL

Dia do Consumidor 2021: o que é e como usá-lo para vender mais

  • 2021-03-11 15:24:35
SEO

LGPD - o que muda com esta nova lei?

  • 2021-02-17 15:47:40
MARKETING DIGITAL

Técnicas de Jornalismo no Marketing

  • 2020-09-25 17:30:10
MARKETING DIGITAL

A hierarquia visual nas peças de marketing

  • 2020-09-18 14:52:41
GENTE E CULTURA

A importância da diversidade dentro de empresas de tecnologia - e a luta contra a conformidade intelectual

  • 2020-09-03 15:43:03
TRÁFEGO PAGO

CPL nas ferramentas de Ads

  • 2020-08-28 13:17:49
SEO

O que é Customer Success? Descubra como implementá-lo na sua empresa

  • 2020-08-21 12:51:22
GENTE E CULTURA

Employee Experience - O que é e como implantamos a experiência dos colaboradores na Media.K

  • 2020-08-14 17:25:31
SEO

Copywriting — A escrita focada em conversão de clientes

  • 2020-07-27 18:16:13
SEO

A importância do UX Design no SEO

  • 2020-07-27 18:14:52
REDES SOCIAIS

Tutorial: como usar o Linkedin para impulsionar seus negócios

  • 2020-07-27 18:13:50
MARKETING DIGITAL

Nós fizemos um podcast — e você também pode ter o seu!

  • 2020-07-27 18:11:06
GENTE E CULTURA

Rotina de trabalho: saudades ou é bom estar em casa?

  • 2020-07-27 18:07:54
MARKETING DIGITAL

(falta de) Criatividade

  • 2020-07-27 18:05:33
GENTE E CULTURA

Diário de bordo, cinquenta dias em casa: O home office perfeito não existe - e tudo bem!

  • 2020-07-27 18:02:25
REDES SOCIAIS

Influencers na pandemia e a ressignificação de hábitos de consumo

  • 2020-07-27 18:01:23
MARKETING DIGITAL

Haja conteúdo!

  • 2020-07-27 17:59:59
EMPREENDEDORISMO

Planeje, Crie, Execute - e chegue onde sempre desejou.

  • 2020-07-27 17:58:10
EMPREENDEDORISMO

Opinião: como tempos atípicos exigem o desenvolvimento da maturidade digital

  • 2020-07-27 17:56:20
GENTE E CULTURA

Como estamos mantendo a nossa cultura trabalhando de casa

  • 2020-07-27 17:53:29
EMPREENDEDORISMO

Como aprimorar a experiência do cliente na sua empresa?

  • 2020-07-23 12:49:40
TRÁFEGO PAGO

Tudo que você precisa saber para obter retorno nos seus anúncios

  • 2020-07-22 19:43:40
TRÁFEGO PAGO

4 motivos para investir em segmentação de leads

  • 2020-07-21 14:37:18
  • Siga-nos nas principais redes
    • Mais lidos
    UX + SEO: a dupla dinâmica
    2025-02-10 13:52:10
    Os 5 fatores que você deve se atentar ao selecionar uma agência de Marketing Digital
    2025-02-28 17:40:20
    Instagram 2025: o que mudou no algoritmo — e o que não muda nunca
    2025-04-08 16:41:02
    Microinfluenciadores: o impacto que não se mede só em seguidores
    2025-04-28 16:01:47

    (11) 99010-5725

    Nós somos 100% remotos. Estamos em todo Brasil !
    Logo da empresa mediak marketing digital

    Política de Privacidade

    • Quem somos
    • Cases
    • Podcast
    • Contato
    • Política de Privacidade