O que um Gestor de Tráfego Pago faz?

Pedro Henrique

Pedro Henrique
Redator

Imagine a seguinte situação: sua equipe criou uma ótima campanha de marketing, mas apesar disso, o retorno dos seus leads está baixo ou totalmente desqualificado. Em casos assim, ter um bom gestor de tráfego pago é imprescindível. 

Esse profissional já se tornou essencial para as agências de marketing digital, pois ele é o responsável por supervisionar as estratégias das campanhas pagas. Mas como exatamente esse profissional atua? Continue lendo para saber. 

O papel do gestor de tráfego

Tráfego é o termo usado para definir todo fluxo de leads de uma campanha de marketing no meio digital. Esses leads podem ser pessoas que se cadastram em um site, usuários que baixam um aplicativo ou visitantes de um blog.

A missão do gerente de tráfego (ou gestor) é garantir que esses leads sejam bem qualificados. Afinal, de nada adianta tentar vender um produto como um shampoo para cabelos, se a campanha só está atingindo pessoas carecas, por exemplo.

O gestor de tráfego pago é responsável por analisar qual o perfil de público ideal para aquela campanha e segmentá-lo. Desse modo, ele pode garantir que esse mesmo público seja atingido por um anúncio em redes sociais como Instagram, Facebook ou Twitter, além de ser impactado durante pesquisas em plataformas como o Google.

Entretanto, o papel desse profissional não se resume a apenas isto: ele também deve gerenciar o orçamento da campanha, com o intuito de garantir o melhor fluxo de leads, pelo mlehor custo.

Para isso, ele realiza uma análise precisa das campanhas e da conversão de leads. Assim, o gerente de tráfego poderá indicar quais estratégias merecem maior investimento e quais devem ser pausadas ou melhoradas.

Leia também: 6 dicas para criar uma boa campanha no Google Ads

As ferramentas básicas de gestão

As plataformas utilizadas pelo gestor de tráfego pago podem variar de acordo com as estratégias da campanha. Em geral, as principais ferramentas que fazem parte do dia a dia desse profissional já são oferecidas pela plataforma da campanha, como o Facebook Ads para campanhas no Facebook e Google Ads no Google.

Essas ferramentas permitem aos gestores monitorar a evolução de uma campanha e suas métricas de acesso. Com base no que é verificado, eles realizam correções de rota na própria plataforma para melhorar seu fluxo de entrega e conversão.

Os relatórios obtidos nessas ferramentas também permitem que os gestores possam identificar estratégias que funcionaram no passado. Tal histórico é importante para a criação de planejamentos cada vez melhores e compreender o desenvolvimento do mercado.

Por que investir em gestão de tráfego?

Além de melhorar o fluxo de leads, investir em uma boa gestão de tráfego pode trazer uma série de outros benefícios.

A melhora do retorno sobre o investimento (ROI) é um deles. Com uma campanha mais bem segmentada, com leads mais específicos, é possível alcançar resultados melhores com o orçamento pré-definido no planejamento da agência.

A autoridade da empresa também melhora, já que a ela começará a reter cada vez mais clientes. Um maior número de clientes pode significar uma melhora na reputação da empresa e isto é altamente importante para que as vendas de um negócio também sejam impulsionadas.

São por esses motivos que a Media K conta com um time de profissionais altamente capacitados para a gestão de tráfego. Quer começar a investir no gerenciamento do tráfego das suas campanhas? A Media K pode te ajudar! 

Continue lendo o nosso blog para saber mais sobre performance digital. 

Deseja receber newsletter?

Declaro ter lido e aceito integralmente os termos e condições da Política de Privacidade.