CPL nas ferramentas de Ads

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Marketing Digital

 

 

 

O que é CPL?

 

Se você trabalha com Marketing Digital, é de extrema importância conhecer o significado dessa sigla e para o que ela serve. O termo CPL, significa “Custo por lead” é uma métrica utilizada por profissionais de marketing para saber quanto o lead custou, ou seja, descobrir o valor que a  campanha está pagando para o usuário realizar uma determinada ação. A maioria dos profissionais se baseiam muito no CPL, pois ele é um indicador muito importante nas plataforma de Google e Facebook Ads. 

Para que serve?


Bom, além de saber o custo por lead ele nos dá informações muito importantes. Mas para isso é fundamental saber interpretá-lo. Imagine o seguinte cenário:  uma campanha gerou 50 leads com o CPL de R$ 15,00, o anunciante está satisfeito visto que conseguiu uma boa quantidade de leads com o CPL aparentemente baixo.

Neste cenário podemos analisar que o anunciante conseguiu atingir sua meta de leads, com um CPL razoavelmente baixo,  pois sabe que nem todos os leads se tornarão clientes, portanto o CPL deve se manter sempre o mais baixo possível, considerando que precisará de muitos leads para fechar uma venda. Lembre-se que quanto menor, melhor!

 

Como calcular o CPL?

O CPL a princípio parece assustador, mas seu cálculo é muito simples:
(valor gasto dividido pela quantidade de cadastros)

Cadastros: 50/Gastos: R$ 500,00 = CPL: R$ 10,00

Portanto o CPL é sempre o valor que gastou pela quantidade de ações que recebeu, simples, não é?

Faça vocês mesmo, e calcule os CPL das suas campanhas.

 

Como abaixar seu CPL?



Procure expandir seu público  o máximo possível dentro do seu objetivo, isso permite que o Machine Larning trabalhe de forma mais flexível. Campanhas muito afuniladas tendem a ser mais caras.

Faça campanhas de conversão levando para o site, isso permite criar lista de remarketing, mostrando anúncios específicos para pessoas que já interagiram com a sua empresa.

Se antecipe ao CPL alto, o acompanhamento te ajuda e procurar soluções antes da campanha ficar cara, faça relatórios de comparações entre 10 a 15 dias, isso ajudará a ter uma visão melhor da conta.

Expanda o alcance aumentando o investimento, com mais dinheiro a campanha veicula para mais usuários.

 

Assim como nós, a ferramenta também precisa aprender e algumas alterações na campanha como orçamento, segmentação e anúncio podem cortar esse processo de aprendizagem. Então, evite alterações constantes, isso irá te ajudar a manter o CPL estável.


 

 

Conclusão 

 

O custo por lead é uma métrica muito importante para o sucesso de uma campanha e não pode ficar de fora, portanto é imprescindível estudá-la cada vez mais, para entender os funis e variações de custo por lead.









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