Storytelling: o que é e como utilizá-lo na sua marca?

Francyne Nunes

Francyne Nunes
Redatora

Muitas empresas aplicam o storytelling em seus conteúdos, seja para encantar o público com uma ideia, ou convencê-lo a comprar um produto.

Mas qual é o segredo por trás dessa técnica? Como ela pode ser tão persuasiva e como aplicá-la de forma convincente no seu negócio? Estas são as perguntas que vamos responder neste artigo. Acompanhe.

Em que o storytelling pode ajudar o meu negócio?

 A palavra storytelling vem de origem inglesa e o seu conceito significa basicamente a capacidade de contar histórias envolventes. 

Ela é uma arma poderosa para se conectar com o seu público, de se aproximar do seu cliente de uma forma emocional, envolvente e profunda. 

Com ela, você pode gerar a sensação de pertencimento. Seu público não se sentirá apenas um cliente, mas parte da história da sua marca.

Além disso, boas histórias se fixam na mente de quem as lê. Provavelmente, você deve ter uma história memorável da infância narrada por seus avós. 

Veja, você se lembra até hoje. Isso é um exemplo de como uma história contada da forma certa pode sobreviver para sempre na nossa mente.

Uma história também pode divulgar a sua marca, mostrar um ponto em comum com o seu público ou mesmo tornar o seu produto inesquecível. Basta saber utilizar as técnicas certas.

Passo a passo de como fazer um storytelling

Existem diversas formas de contar uma boa história. Aqui, vamos citar princípios básicos que podem ajudá-lo a montar a sua.

  • Sua história precisa ter uma promessa

A boa história precisa despertar a curiosidade do leitor. Logo, a ideia é que a frase de início seja algo que o atraia a continuar a leitura. Frases como: “Aposto que você já cometeu esse erro…” ou algo um pouco mais longo: “Recentemente, uma amiga me fez uma confissão….”. Esses são apenas meros exemplos de frases que podem servir como gancho para sua história. Há milhares de outras formas.

  • Contextualize sua história

É fundamental que sua história tenha um contexto bem claro. Personagens, ambiente, momento e demais detalhes. Itens necessários para o leitor conseguir visualizar e imaginar todas as cenas. 

  • Altos e baixos de história

Quem não gosta de um drama atire a primeira pedra? Histórias que não tem obstáculos, desafios não são atraentes em nenhuma situação. Aqui, o seu personagem principal precisa ultrapassar algum obstáculo. 

Quanto maior a tensão criada por esse desafio, mais interessante se tornará acompanhar o desfecho da história. Com ajuda desses elementos, será possível construir o clímax, ou o ponto mais alto da sua narrativa, deixando o leitor ansioso para saber o final.

  • Desfecho da narrativa

Chegamos enfim à conclusão da sua história. Aqui, você precisa “amarrar” os elementos descritos na narrativa. Se for de seu interesse, é nesse momento que você pode aplicar a moral da história, algum ensinamento, ideia que aprendeu com o momento relatado.

Storytelling  é mais antigo que as pirâmides do Egito

Histórias convincentes, interessantes ou mesmo engraçadas existem há séculos e séculos. Memoráveis e inesquecíveis, elas conseguem atravessar o tempo com uma facilidade admirável.

Somos influenciados o tempo todo por histórias e pela forma como as interpretamos. Perceba, naturalmente nós também somos contadores de história. Com certeza, você já contou uma história - ou mais de uma. 

Ao encontrar seus amigos em um bar, em uma festa, você conta uma história. Almoço em família, você conta uma história. O storytelling não é nem um pouco jovem. Estamos falando da forma mais antiga de repassar conteúdos, sentimentos e valores. 

Use este método para fortalecer a sua marca. Como diria Bernadette Jiwa.

“Se quisermos fazer conexões mais profundas, espalhar nossas ideias e ajudar as pessoas a tomarem decisões que permitam que elas fiquem felizes por tê-las feito, então o storytelling nos ajudará a chegar lá.”

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