• Home
  • Quem Somos
  • Cases
  • Vagas
  • Blog
  • Contato
  • SEO

Google quer acabar com os cookies de terceiros até 2022

  • 08/09/2021 18:18
  • Media.K

Quantos cookies você já aceitou hoje navegando pela internet? Certamente foram muitos. Mas você sabe ao certo o que está aceitando quando entra nos sites e o que de fato são os cookies? Esse é um dos motivos pelo qual o Google quer acabar com os cookies de terceiros.

Os cookies são arquivos de texto utilizados para otimizar a sua experiência nos sites. Eles auxiliam tanto para facilitar o acesso a contas quanto para direcionar anúncios condizentes com os seus interesses de pesquisa. 

O problema é que, por serem programados para guardar toda e qualquer informação que você disponibiliza na internet, eles são poucos seguros, principalmente em computadores públicos ou compartilhados em família. 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) veio para dar um pouco mais de segurança aos usuários. No entanto, ela atua de duas formas: ou os sites perguntam se o usuário aceita os cookies, ou apenas informam que estão utilizando cookies. Ou seja, é preciso ficar muito atento ao entrar em qualquer site caso você realmente não queira compartilhar os seus dados. 

Por esse motivo, o Google anunciou em seu blog que quer acabar com os cookies de terceiros até 2022, utilizando um outro sistema chamado FLoC em seu lugar. Esse novo formato promete permitir a segmentação de publicidade por hábitos e interesses do usuário de forma mais segura e menos invasiva. 

Até aqui tudo parece maravilhoso. O Google está protegendo cada vez mais os dados e ainda vai dar um tempo hábil para as empresas se adaptarem ao novo método. No entanto, ainda há alguns impasses que estão gerando especulações sobre a tal segurança do novo sistema. 

O que é o FLoC

A sigla FLoC significa Federated Learning of Cohorts, ou “Aprendizagem Federada de Coorte” em tradução livre. Trata-se de uma nova forma de colher dados dos usuários da internet para manter as informações pessoais em maior sigilo. 

Essa nova proposta irá combinar grupos de usuários por interesses e camuflá-los em meio à multidão. Ou seja, as pessoas com perfis parecidos serão unidas em grupos mas não terão a sua identidade divulgada, apenas o grupo a qual pertencem. 

A grande diferença entre os cookies e o FLoC está na forma de usar os dados. Enquanto os cookies identificam diretamente a Maria, por exemplo, o FLoC irá identificar apenas as preferências de Maria e colocá-la em um grupo com várias pessoas parecidas a ela, sem expor a sua identidade. 

Leia também - Geração de leads: como treinar a sua equipe para lidar com o lead

Quais são os impasses?

Como nem tudo são flores, é claro que o FLoC não é tão perfeito assim a ponto de ser implementado com toda a facilidade do mundo. O que acontece é que muitos estão o acusando de ser tão inseguro quanto os cookies, dificultando assim o processo de implementação do Google. 

Além disso, o substituto dos cookies pode não funcionar em alguns browsers, como o Edge. Essas e outras lacunas encontradas levaram um grupo de empresas de publicidade a propor uma outra alternativa, chamada SWAN. Esta, por sua vez, irá solicitar a autorização do usuário para a veiculação de anúncios, o que dependerá diretamente da proatividade do público. - Já pensou se todo mundo passa a não aceitar os anúncios? 

Agora, o que se pode fazer é aguardar. A única certeza que se tem é que o Google irá encerrar o suporte dos cookies de terceiros até 2022. A parte boa é que, diferente do Mozilla, a mudança dos cookies será gradual e dará tempo para as empresas se adequarem ao novo formato. 

Em breve, iremos descobrir qual o substituto do Google. Enquanto isso, saiba mais sobre o poder do Inbound Marketing. 

Blogs Relacionados

De avatares bonitos a personagens com roteiro: o novo entretenimento feito por IA

  • 2025-06-10 14:03:47

Por que fomos eleitos o País Criativo do Ano, e o que isso diz sobre nossa cultura

  • 2025-05-26 11:54:58
MARKETING DIGITAL

Brand Attitude: por que marcas com personalidade vendem mais — e incomodam mais também

  • 2025-05-13 11:52:50
REDES SOCIAS

Microinfluenciadores: o impacto que não se mede só em seguidores

  • 2025-04-28 16:01:47

Instagram 2025: o que mudou no algoritmo — e o que não muda nunca

  • 2025-04-08 16:41:02
MARKETING DIGITAL

Os 5 fatores que você deve se atentar ao selecionar uma agência de Marketing Digital

  • 2025-02-28 17:40:20
SEO

UX + SEO: a dupla dinâmica

  • 2025-02-10 13:52:10
SEO

Escrita que vende: o Copywriting em ação!

  • 2025-01-31 14:40:47
REDES SOCIAS

Conquiste o LinkedIn e expanda seus negócios

  • 2024-12-20 17:11:18
MARKETING DIGITAL

Ideia. Ação. Sucesso

  • 2024-10-25 15:52:30
GENTE E CULTURA

Trabalho à distância: nossa fórmula

  • 2024-10-21 09:41:30
SEO

Meta é bom, mas pode ser ruim

  • 2024-10-16 14:28:00
TRÁFEGO PAGO

Transforme anúncios em lucro: o guia definitivo

  • 2024-10-11 09:53:24
EMPREENDEDORISMO

Funcionários fantasmas

  • 2024-10-08 09:43:05
EMPREENDEDORISMO

Atendimento extraordinário, cliente impactado

  • 2024-10-04 16:27:18
TRÁFEGO PAGO

Separar e conquistar: 4 motivos para segmentar seus leads

  • 2024-10-01 15:48:58
EMPREENDEDORISMO

Novo sócio, nova era: Keith Matsumoto na Media.K

  • 2024-08-23 15:18:44
MARKETING DIGITAL

4 formas de vender mais no Dia dos Namorados

  • 2022-06-05 13:16:25
TRÁFEGO PAGO

Tráfego Pago: 5 dicas para vender mais e com constância

  • 2022-05-24 09:15:53
EMPREENDEDORISMO

Você sabe o valor do seu cliente?

  • 2022-05-05 09:22:02
MARKETING DIGITAL

Dia das Mães: 7 dicas para criar a melhor campanha de vendas

  • 2022-04-12 16:45:02
MARKETING DIGITAL

Dia do Consumidor: 4 ideias rápidas para colocar em prática

  • 2022-02-24 17:34:12
EMPREENDEDORISMO

Qual a importância da Transformação Digital para as empresas?

  • 2022-02-10 13:12:53
TRÁFEGO PAGO

O que um Gestor de Tráfego Pago faz?

  • 2022-01-20 12:50:17
MARKETING DIGITAL

3 tendências de marketing para 2022

  • 2022-01-14 14:48:53
TRÁFEGO PAGO

6 dicas para criar uma boa campanha no Google Ads

  • 2021-12-20 17:01:49
REDES SOCIAS

5 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram

  • 2021-12-07 16:05:12
TRÁFEGO PAGO

Funil de vendas: como utilizá-lo na sua empresa?

  • 2021-12-03 14:19:10
MARKETING DIGITAL

Como usar dados para ter novas ideias

  • 2021-12-02 16:41:52
SEO

Por que a comunicação visual é importante para o seu negócio?

  • 2021-12-01 11:58:03
SEO

Storytelling: o que é e como utilizá-lo na sua marca?

  • 2021-11-24 09:51:20
TRÁFEGO PAGO

O que é Lead Scoring e qual a importância dele para o seu negócio

  • 2021-11-10 15:50:49
TRÁFEGO PAGO

Campanha de Google e Facebook: qual vende mais?

  • 2021-11-08 11:40:01
SEO

ROI e ROAS: entenda o significado dessas siglas e sua importância

  • 2021-11-03 12:36:32
TRÁFEGO PAGO

Tráfego pago ou tráfego orgânico: qual o melhor para o seu negócio?

  • 2021-10-20 17:49:48
MARKETING DIGITAL

4 motivos para você fazer uma landing page para a sua empresa

  • 2021-10-19 15:47:17
MARKETING DIGITAL

Como o marketing digital pode ajudar em vendas B2B?

  • 2021-10-15 18:21:14
EMPREENDEDORISMO

O que é Business Intelligence e qual sua importância para as empresas?

  • 2021-10-08 11:41:33
REDES SOCIAIS

3 motivos para investir em post institucional em suas redes sociais

  • 2021-10-01 16:06:50
REDES SOCIAIS

As redes sociais são o novo SAC? Saiba como lidar com comentários negativos

  • 2021-09-22 19:12:33
GENTE E CULTURA

Agências de performance: entenda esse novo modelo de serviço

  • 2021-09-17 17:28:04
REDES SOCIAIS

Shorts, Reels e TikTok: 5 ideias de vídeos curtos para o seu negócio

  • 2021-09-13 17:11:46
SEO

Google quer acabar com os cookies de terceiros até 2022

  • 2021-09-08 18:18:55
MARKETING DIGITAL

Como começar no Marketing Digital? 5 benefícios de ter uma agência parceira

  • 2021-09-01 19:10:22
MARKETING DIGITAL

Marketing Digital para a área da saúde: como planejar a sua estratégia

  • 2021-08-27 17:56:38
REDES SOCIAIS

Como adaptar as redes sociais para gerar maior acessibilidade digital?

  • 2021-08-26 09:26:49
MARKETING DIGITAL

Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar o seu negócio

  • 2021-08-19 11:18:49
REDES SOCIAIS

Redes sociais: como escolher a melhor para o seu negócio?

  • 2021-08-12 12:31:53
TRÁFEGO PAGO

Geração de leads: como treinar a equipe para lidar com o lead

  • 2021-08-06 17:45:47
MARKETING DIGITAL

Forneça uma informação e ganhe um cliente: conheça o poder do Inbound Marketing

  • 2021-08-04 16:47:38
REDES SOCIAIS

Redes sociais para consultórios odontológicos: qual a importância?

  • 2021-07-26 09:52:23
GENTE E CULTURA

Adotamos os squads teams: quais benefícios trouxe para uma agência de marketing digital

  • 2021-07-18 19:50:32
REDES SOCIAIS

Instagram será o novo TikTok? Entenda as mudanças que vão acontecer no app nos próximos meses

  • 2021-07-08 18:02:32
REDES SOCIAIS

Instagram vai liberar link no stories para todos os usuários

  • 2021-06-29 16:16:58
SEO

Criando sites para um negócio: detalhes para ficar atento

  • 2021-06-29 15:22:09
EMPREENDEDORISMO

Por que o Nubank escolheu a Anitta para compor seu Conselho de Administração?

  • 2021-06-23 13:54:10
REDES SOCIAIS

Como o Tik Tok pode beneficiar os profissionais da saúde

  • 2021-06-14 11:44:23
REDES SOCIAIS

Como você responde seus clientes nas redes sociais?

  • 2021-06-06 22:47:46
MARKETING DIGITAL

Marketing Transmídia: O que é e qual é seu diferencial nos negócios?

  • 2021-05-23 22:54:00
TRÁFEGO PAGO

Facebook Ads: 3 vantagens do reconhecimento de marca

  • 2021-05-14 20:47:43
MARKETING DIGITAL

Case de Sucesso: Excellence Aparelhos Auditivos

  • 2021-05-10 14:03:23
MARKETING DIGITAL

Case de Sucesso: Audiovida Soluções Auditivas

  • 2021-05-07 18:58:01
MARKETING DIGITAL

O Case Stratton: um sucesso em marketing para construtoras

  • 2021-05-05 20:46:38
REDES SOCIAIS

Saiba como utilizar o WhatsApp Business na sua clínica

  • 2021-04-29 21:42:34
MARKETING DIGITAL

Marketing para construtoras: estratégias para gerar leads

  • 2021-04-21 17:48:35
MARKETING DIGITAL

Marketing Digital e Saúde: estratégias para fidelizar pacientes

  • 2021-04-16 18:55:29
EMPREENDEDORISMO

Quer um profissional especialista trabalhando em sua empresa? Então contrate alguém sem experiência!

  • 2021-04-09 18:04:26
REDES SOCIAIS

Gerenciamento de crises: o que acontece após o

  • 2021-04-07 00:29:26
SEO

Palavras-chave: o que é, a sua importância e como usá-las ao seu favor

  • 2021-03-29 20:30:29
GENTE E CULTURA

Um ano em casa: o home office perfeito, definitivamente, não existe!

  • 2021-03-24 15:46:55
SEO

3 motivos para você investir em Content Experience

  • 2021-03-18 12:45:59
MARKETING DIGITAL

Dia do Consumidor 2021: o que é e como usá-lo para vender mais

  • 2021-03-11 15:24:35
SEO

LGPD - o que muda com esta nova lei?

  • 2021-02-17 15:47:40
MARKETING DIGITAL

Técnicas de Jornalismo no Marketing

  • 2020-09-25 17:30:10
MARKETING DIGITAL

A hierarquia visual nas peças de marketing

  • 2020-09-18 14:52:41
GENTE E CULTURA

A importância da diversidade dentro de empresas de tecnologia - e a luta contra a conformidade intelectual

  • 2020-09-03 15:43:03
TRÁFEGO PAGO

CPL nas ferramentas de Ads

  • 2020-08-28 13:17:49
SEO

O que é Customer Success? Descubra como implementá-lo na sua empresa

  • 2020-08-21 12:51:22
GENTE E CULTURA

Employee Experience - O que é e como implantamos a experiência dos colaboradores na Media.K

  • 2020-08-14 17:25:31
SEO

Copywriting — A escrita focada em conversão de clientes

  • 2020-07-27 18:16:13
SEO

A importância do UX Design no SEO

  • 2020-07-27 18:14:52
REDES SOCIAIS

Tutorial: como usar o Linkedin para impulsionar seus negócios

  • 2020-07-27 18:13:50
MARKETING DIGITAL

Nós fizemos um podcast — e você também pode ter o seu!

  • 2020-07-27 18:11:06
GENTE E CULTURA

Rotina de trabalho: saudades ou é bom estar em casa?

  • 2020-07-27 18:07:54
MARKETING DIGITAL

(falta de) Criatividade

  • 2020-07-27 18:05:33
GENTE E CULTURA

Diário de bordo, cinquenta dias em casa: O home office perfeito não existe - e tudo bem!

  • 2020-07-27 18:02:25
REDES SOCIAIS

Influencers na pandemia e a ressignificação de hábitos de consumo

  • 2020-07-27 18:01:23
MARKETING DIGITAL

Haja conteúdo!

  • 2020-07-27 17:59:59
EMPREENDEDORISMO

Planeje, Crie, Execute - e chegue onde sempre desejou.

  • 2020-07-27 17:58:10
EMPREENDEDORISMO

Opinião: como tempos atípicos exigem o desenvolvimento da maturidade digital

  • 2020-07-27 17:56:20
GENTE E CULTURA

Como estamos mantendo a nossa cultura trabalhando de casa

  • 2020-07-27 17:53:29
EMPREENDEDORISMO

Como aprimorar a experiência do cliente na sua empresa?

  • 2020-07-23 12:49:40
TRÁFEGO PAGO

Tudo que você precisa saber para obter retorno nos seus anúncios

  • 2020-07-22 19:43:40
TRÁFEGO PAGO

4 motivos para investir em segmentação de leads

  • 2020-07-21 14:37:18
  • Siga-nos nas principais redes
    • Mais lidos
    UX + SEO: a dupla dinâmica
    2025-02-10 13:52:10
    Os 5 fatores que você deve se atentar ao selecionar uma agência de Marketing Digital
    2025-02-28 17:40:20
    Instagram 2025: o que mudou no algoritmo — e o que não muda nunca
    2025-04-08 16:41:02
    Microinfluenciadores: o impacto que não se mede só em seguidores
    2025-04-28 16:01:47

    (11) 99010-5725

    Nós somos 100% remotos. Estamos em todo Brasil !
    Logo da empresa mediak marketing digital

    Política de Privacidade

    • Quem somos
    • Cases
    • Podcast
    • Contato
    • Política de Privacidade