Como usar dados para ter novas ideias

Giovana Lima

Giovana Lima
Redatora

Ter um conteúdo baseado em métricas possui diversos benefícios para o desempenho da sua estratégia de Marketing Digital. Isso porque, você entende melhor como o seu público se comporta com os conteúdos publicados. 

Segundo um levantamento do site Domo, nós produzimos cerca de 2,5 quintilhões de bytes de dados diariamente. Assim, é possível identificar estas informações para elaborar as melhores estratégias.

Além disso, com uma análise frequente é possível acertar mais rápido nos conteúdos que já estão funcionando.

Atualmente, inclusive esta área vem crescendo, surgindo novos termos como BI (Business Intelligence), Big Data e Data Drive.

Então, continue a leitura para transformar dados em conhecimento e inteligência comercial. 

 

Como analisar os dados?

 

Observar e monitorar

Esta é a primeira etapa para que você possa ter insights a partir dos seus dados. É através da observação e do monitoramento diário das informações que você pode perceber se as métricas estão funcionando, se estão dando certo ou se você está errando nos conteúdos. 

 

Escolher métricas

As métricas são os resultados como quantidade de seguidores, público, comentários, visualização, cliques. E é a partir daí que você pode identificar através de uma parâmetro o que está acima da média ou o que está abaixo do que é esperado para o conteúdo.  

 

Analisar 

Nesta fase você sai apenas da visualização dos dados e confere através de análises se os conteúdos estão funcionando, o que pode ser feito de novo, o que pode tirar do cronograma do próximo mês. 

 

Insights 

Esta é a hora de ter as ideias baseadas na análise que você realizou a partir dos dados coletados. Isso pode ser feito em grupo ou individualmente. Neste momento é interessante anotar todas as ideias em algum documento para depois filtrar quais são realmente relevantes para a marca. 

 

Aplicar

Por fim, voltamos à operação. Esse é o momento em que aplicamos as ideias que foram pensadas em projetos. Lembrando que depois desta fase é necessário voltar para o primeiro tópico: monitorar e observar. 

 

Benefícios 

 

Ter maior perspectiva da trajetória do cliente

Com uma análise de dados diariamente é possível ter uma perspectiva da trajetória do cliente.  

 

Melhorar a performance

Com a análise você entende de forma mais rápida o que está funcionando na prática.

 

Informação do cliente em tempo real

Com o monitoramento de dados você consegue verificar em tempo real o que está funcionando ou não. 

 

Gostou do conteúdo? Acesse todos os textos do Blog da Media K e entenda melhor sobre o mundo do Marketing Digital. 

Deseja receber newsletter?

Declaro ter lido e aceito integralmente os termos e condições da Política de Privacidade.