Marketing Digital para a área da saúde: como planejar a sua estratégia

Giovana Lima

Giovana Lima
Redatora

Há diversos segmentos da área da saúde e os negócios deste setor podem se beneficiar com o uso do marketing digital. Ainda mais, quando já é possível agendar consultas virtualmente e pesquisar em ferramentas de busca a reputação de um médico ou clínica. 

Clínicas de exames, planos de saúde, consultórios particulares, centros de reabilitação, por exemplo, podem se utilizar de meios digitais para chegarem em pacientes novos e engajar os contatos atuais. 

Os canais digitais podem ser um grande aliado e transformar o jeito que você pensa sobre esse universo. Com cautela, olhar analítico e uma boa agência de marketing digital ao seu lado, é possível criar um planejamento estratégico efetivo

E, antes de tudo, é importante alinhar quais canais você pode usar e se as atividades que pretende fazer estão de acordo com a jornada do paciente (aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; e consideração da solução).

Veja três passos para seguir na fase de planejamento da melhor estratégia de marketing para o seu negócio ligado à saúde!

 

Como planejar a sua estratégia de marketing

 

1. Conheça o código de ética do seu nicho

O marketing digital pode e é eficiente para a área médica. Porém, é necessário atenção ao Código de Ética do seu segmento. Assim, você evita danos e problemas futuros.  

Então, quando você for planejar a sua ação nos meios digitais, considere o teor dessas resoluções e adapte as estratégias ao Código de Ética Médica, no caso.

Segundo o Conselho Federal de Medicina é proibido:

 

- Fazer autopromoção; 

- Fazer propaganda enganosa;

- Oferecer diagnóstico e consulta à distância, exceto nos casos de Telemedicina;

- Divulgar valores de consultas e procedimentos.

 

2 . Defina seus objetivos e seu público

Este tópico é importante para que você entenda como e quais são as ações que seguirá, a partir dos objetivos que decidiu previamente e o público mais indicado que deseja atingir. 

Realize pesquisas e crie sua(s) persona(s), a partir dos dados coletados. Assim, você tem um ponto de partida para começar a pensar na estratégia de marketing digital. 

Para descobrir quem são essas personas, faça perguntas como: quem são as pessoas que frequentam o consultório? Quais são os tipos de problemas que elas enfrentam? Qual é a faixa etária, renda, sexo e grau de escolaridade delas?

Depois disso, pense em quais objetivos você terá: fidelizar e ganhar pacientes, levar informação e conhecimento sobre saúde para as pessoas, ter autoridade na área, entre outros. 

 

3. Defina as estratégias que serão utilizadas

Se a sua primeira ideia foi fazer publicações nas redes sociais, está tudo bem. Mas saiba que este não é o único meio de alcançar os seus objetivos. 

CRM: a sigla significa Customer Relationship Management e tem o objetivo de marketing de relacionamento. Essa é uma ferramenta para que você conheça melhor os seus usuários. 

Nela você pode concentrar informações e contatos dos pacientes para pensar nas futuras estratégias de marketing. Inclusive, aqui, é importante ficar atento à Lei Geral de Proteção de Dados.

 

SEO: escolher investir em conteúdo de material rico é importante já que pode agregar valor, autoridade e ter uma boa aceitação. É uma estratégia de longo prazo, mas que gera grandes resultados.

E com a maior visibilidade deste conteúdo, o SEO (Search Engine Optimization) pode posicionar o seu site entre os primeiros resultados das pesquisas no Google, assim ganhando maior tráfego

 

E-mail: ter um fluxo de e-mail já é uma realidade para diversos segmentos. Aqui você pode produzir conteúdos para envio de newsletter ou e-mail marketing relacionados à saúde.

 

Rede sociais: por último e não menos importante, as redes sociais são uma estratégia utilizada de forma recorrente para os profissionais da saúde. Nelas, é possível produzir conteúdos atemporais e ser flexível para publicações de última hora relacionadas ao seu setor. 

 

Mídia paga: para resultados mais rápidos, investir em mídia paga é uma alternativa. Aqui você pode produzir anúncios que geram maior número de pessoas alcançadas e de agendamento. Os anúncios podem ser produzidos para o Facebook ou Google. 


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