Criando sites para um negócio: detalhes para ficar atento

Pedro Henrique

Pedro Henrique
Redator

Você sente vontade de comprar um produto ou serviço de uma empresa cujo sua loja ou escritório é um lugar sujo, mal localizado, com péssima estrutura e ainda por cima é visivelmente bagunçado? Provavelmente não, né? Essa mesma linha de raciocínio recai sobre as redes sociais de uma marca, e sobretudo, sobre o seu site. 

Principalmente depois da pandemia, momento em que as empresas precisaram migrar para a internet para se manterem ativas, o site se tornou o ponto mais importante no que diz respeito à presença digital. Por isso, assim como o espaço físico de um negócio, o site precisa estar bonito, bem organizado, com boa usabilidade e principalmente: passar credibilidade. 

Ter um site próprio hoje em dia é essencial para qualquer negócio que deseja crescer em seu mercado, pois fortalece a presença de uma marca no meio digital, aumenta sua confiabilidade para com seu público-alvo e consequentemente amplia o número de possíveis clientes. 

Mas como criar um site profissional e no que ficar atento durante esse processo? Essas perguntas serão respondidas a seguir.

 

Primeiros passos na criação de um site

 

No passado, criar sites era algo demorado e de difícil acesso para muitas empresas. Atualmente, porém, existem profissionais e agências especializadas que tornam esse processo muito mais simples e rápido de acontecer. 

Entretanto, antes de iniciar a criação de um site, o primeiro passo é sempre o registro de um domínio. O endereço do domínio (por exemplo www.mediak.com.br) é a porta de entrada para o site e precisa ser registrado em um serviço de hospedagens como o Hostgator e o Uol Host.

O ideal é que o endereço do domínio seja curto e facilmente memorizável. Além disso, ele precisa estar disponível para registro, algo que se pode descobrir conferindo a disponibilidade de registro de um domínio em qualquer serviço de hospedagem de escolha pessoal.

Assim que o domínio for devidamente registrado, é possível começar a pensar no desenvolvimento do site em si. Para isso, é preciso ter em mente o objetivo do site: ele é uma página institucional ou um e-commerce? O objetivo é apenas informar o leitor ou atrair leads? Isso será importante na hora de definir qual tipo de site será criado. Para entender melhor, confira alguns modelos de sites que podem ser desenvolvidos:

 

Página institucional

 

A página institucional é uma das páginas mais comuns quando o assunto é criar sites. Ela serve como vitrine de um negócio ou empresa, apresentando as propostas do negócio, seu objetivo, missão e principais serviços. Esse site contém as informações mais relevantes da empresa e costuma apresentar linguagem simples, direta e de fácil compreensão, mas sempre adaptada ao público-alvo da marca ou empresa em questão.

 

Landing Page

 

Essas são páginas cujo o foco é geração de leads e conversão de clientes, sendo essenciais em muitas estratégias de marketing digital. As landing pages costumam apresentar informações mais pontuais, que reforçam a qualidade de um determinado produto ou serviço. Precisam sempre conter um formulário para que os visitantes deixem seus dados, pois esse é o principal objetivo da landing page: recolher informações de leads que se tornarão futuros clientes do negócio.

 

E-commerce

 

Os e-commerces funcionam como lojas virtuais que expõem os produtos de um negócio e os colocam para venda. Elas são essenciais para varejistas de diversos ramos e permitem que os clientes façam compras sem sair de casa. Atualmente, algumas empresas não se preocupam em criar sites para suas lojas, utilizando as redes sociais ou soluções de comércio eletrônico (como o Mercado Livre) para vender seus produtos. Entretanto, qualquer negócio que busque fortalecer sua marca precisa considerar a criação de um e-commerce próprio na web.

 

Blog

 

O blog é como um jornal da marca ou empresa. Nele são publicados conteúdos regulares relacionados ao negócio em questão, falando sobre os seus produtos, serviços e assuntos relacionados. Em uma estratégia de marketing de conteúdo, isso é importante para fortalecer a presença da marca e melhorar sua relação com o público-alvo. Uma marca de roupas, por exemplo, pode possuir um blog em que são oferecidas dicas de moda. Aqui na Media K, utilizamos nosso blog para oferecer conteúdo sobre marketing para diferentes negócios.

 

Pesquisando a concorrência

 

Uma boa dica na hora de criar seu site é pesquisar a concorrência. Fazer uma rápida busca pela internet, utilizando para isso as palavras-chaves mais importantes para o seu negócio, vai te mostrar uma série de sites concorrentes do seu.

A ideia aqui é usá-los como referência que vão desde conteúdo, até a diagramação e layout de um site. Verifique como as páginas conversam com seu público, qual a cor utilizada nas páginas e que tipo de informações elas colocam sobre determinado produto. Verifique cada detalhe e comece a planejar seu site não copiando seus concorrentes, mas tendo como base as estratégias utilizadas. Isso te ajudará a criar um site mais profissional e que se identifique com o seu público-alvo.

 

Pense na estrutura ao criar um site

 

Assim que tiver o objetivo da sua página bem estabelecido, chegou o momento de pensar na estrutura do seu site como um todo. Para começar essa parte do processo de criação de um site, vale a pena listar todos os pontos e elementos que devem fazer parte do site. Um exemplo: o site de uma marca de produtos odontológicos precisa ter uma página com seu portfólio de produtos.

Algumas páginas são praticamente obrigatórias na maioria dos sites, como é o caso da “home”, a página inicial do site que deve conter um resumo de algumas das principais informações do negócio ou empresa. Outra página muito comum é a página “sobre”, que conta de forma resumida detalhes da empresa, como sua história e seu objetivo no mercado.

Quando for definido todos os elementos que devem fazer parte do site, o ideal é criar um “esqueleto” de páginas, mostrando como cada página vai se conectar à outra. Depois disso, é necessário pensar em duas características muito importantes do site: seu conteúdo e layout.

 

Conteúdo

 

O conteúdo diz respeito a todas as informações escritas ou visuais que farão parte de cada página de um site. Na hora de pensar nesse elemento vale considerar algumas questões como: as páginas terão muitas imagens ou será mais focada em textos? Qual o tamanho dos textos e das imagens? Haverá algum vídeo? Tudo isso fará parte do conteúdo.

No que diz respeito aos textos, é preciso ficar atento ao modo como são escritos e nas palavras que serão usadas. Essa parte do conteúdo é importante devido à sua influência sobre o SEO da página, que nada mais é que a estratégia de marketing digital para sites que cuida do ranqueamento da página em serviços de busca. Uma página com um conteúdo bem elaborado com foco em SEO provavelmente ficará entre as primeiras páginas ranqueadas dos serviços de busca e chamará a atenção de mais clientes.

 

Layout

 

O layout é toda a parte visual do seu site, ou seja, como o conteúdo será apresentado aos leitores. Ele deve ser trabalhado em conjunto com a escolha da estrutura do site para oferecer uma experiência mais prazerosa para os visitantes do site. Por isso, as informações devem ser apresentadas de forma clara, com o layout buscando facilitar ao máximo a experiência de navegação.

Também dizem respeito ao layout de um site as cores, os ícones e a fonte escolhida para cada uma das páginas. Esses detalhes são importantes para oferecerem uma identificação visual da marca ou empresa para o visitante.

 

Não esqueça da responsividade

 

Outro detalhe importante que não deve ser ignorado na hora de construção de um site é a sua responsividade. Um site responsivo é aquele que se adequa a diferentes telas e aparelhos de navegação pela internet, como smartphones e tablets.

Trata-se de um elemento importante não só para a visualização do site pelos clientes, pois eles poderão acessar o site com mais conforto de qualquer plataforma, como também para a elaboração de estratégias SEO. 

Isso porque um site responsivo costuma ser melhor ranqueado pelos buscadores na internet. Desse modo, é imprescindível que qualquer marca ou empresa que busque se destacar na internet tenha um site que automaticamente se adapte a diferentes telas

Seguindo os passos aqui descritos e ficando de olhos nos elementos citados, é possível desenvolver um bom site para qualquer negócio. 

Entretanto, caso sua empresa não possua um departamento específico para o desenvolvimento de sites, sempre é possível entrar em contato com profissionais e agências especializadas como a Media K, que possui alto conhecimento técnico no desenvolvimento de páginas para empresas de diferentes ramos.

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