Shorts, Reels e TikTok: 5 ideias de vídeos curtos para o seu negócio

Francyne Nunes

Francyne Nunes
Redatora

O fato de que o formato em vídeo está em alta não é novidade para ninguém. Só o aplicativo TikTok conta com cerca de 800 milhões de usuários ativos em todo o mundo.

Agora, vamos a algumas explicações para facilitar sua leitura. Para quem não sabe, o Shorts é um recurso do YouTube para criação de vídeos curtos, o Reels é um recurso do Instagram para o mesmo fim. Já o TikTok é um aplicativo só para isso, criação e compartilhamento de vídeos curtos.

Através dessas ferramentas, o usuário pode inserir textos, filtros, música e até mesmo definir a velocidade do vídeo.

O Reels e o shorts são formas que o Instagram e o YouTube encontraram de fazer concorrência ao TikTok. Um dos motivos é o alcance vertiginoso do formato em vídeos curtos. 

Por isso, várias empresas têm criado conteúdos em vídeos para ter maior alcance que suas concorrentes.

No entanto, aqui nosso foco não é falar da concorrência dessas plataformas, mas se o seu negócio precisa se adaptar a elas.

Para isso, uma das primeiras perguntas que você deve responder é: quem é o meu público? O meu público está nessas plataformas? Há possibilidade de impactá-los por lá?

Se você está com dúvidas quanto a isso, teste. O teste no marketing digital é algo praticamente obrigatório. Para uma hipótese se tornar uma afirmação, o ideal é que você teste, faça análises e assim tenha conclusões mais assertivas.

Agora, se você não sabe como começar nesse universo de vídeos curtos, separamos algumas ideias que podem auxiliá-lo. 

5 ideias de vídeos curtos para o seu negócio

Muita gente acredita que para estar nesse formato é preciso fazer “dancinhas”. No entanto, isso é apenas um estereótipo e uma visão muito ingênua do potencial desta plataforma.  

Existem diversas outras maneiras de adaptar o seu conteúdo a vídeos curtos, – e sem precisar dançar. Ou mesmo mostrar o seu rosto. Tudo depende do seu objetivo e estratégia.

Sem mais delongas, vamos a algumas ideias que podem ajudá-lo

1. Faça conteúdos educativos

 

Compartilhe conteúdos que costumam causar dúvidas a seu público. Por exemplo, se você for um dentista, provavelmente você sabe quais são as dúvidas dos pacientes sobre saúde bucal. “Como é feito o clareamento?”, “Café e refrigerantes mancham os dentes?” são algumas sugestões.  

Lembre-se, a escrita é fundamental para organizar ideias. Então, antes de preparar seu roteiro, por menor que seja, escreva o que você deve falar. Analise o que realmente deve ser falado e o que pode esperar. Comunicar-se com maestria também está ligado a como você transmite o que sabe.

Dica de leitura: Como o Tik Tok pode beneficiar os profissionais da saúde

2. Mostre ao público seus produtos e serviços

Aproveite para mostrar ao seu público os seus serviços. Explique quais são suas especialidades e diferenciais. Mostre alguns produtos, como são utilizadas certas ferramentas. Isso seria uma forma de revelar os “bastidores” do seu trabalho. Isso desperta a curiosidade da sua audiência, além de aumentar a credibilidade do seu negócio.

3. Compartilhe uma dica

O formato em vídeo também é ideal para você compartilhar dicas e sugestões. Aposte em dicas práticas e fáceis de aplicar e explicar. Foque em ajudar o seu público, não conteúdos com foco apenas em vender. A melhor forma de se aproximar da sua audiência é disponibilizando conteúdos que a ajude.

4. Responda perguntas

Responda às perguntas que você recebe com frequência do seu público. Dúvidas e queixas comuns da sua audiência também podem ser respondidas em formato de vídeo. Utilize como conteúdo questões comuns que você costuma receber. Também vale comentários enviados para suas redes sociais.

Se você quer aumentar sua visibilidade nas redes sociais, considere se adaptar a esse novo formato. Quase todos os conteúdos podem ser tranquilamente ajustados a esse modelo.

5. Abuse do seu lado criativo

Se você é uma pessoa criativa e gosta de aparecer nas câmeras, não há por que não usar isso ao seu favor. Um exemplo disso é a radiologista Érica Endo, que faz vídeos bem criativos e explicativos no Instagram e TikTok. Mesmo quem não é da área fica bastante interessado no assunto. 




Dica Bônus: não faça apenas por fazer

O seu público não é bobo. Ele percebe quando o conteúdo não foi pensado ou planejado. Não se preocupe tanto em produzir e produzir conteúdo de forma frenética. Obviamente, constância é importante, mas a qualidade desse conteúdo é fundamental. Não adianta rios de conteúdo pouco relevantes. Dedique-se em ter constância, mas principalmente em ajudar a sua audiência.

Quer saber mais sobre redes sociais e marketing digital? Continue lendo nosso Blog: Como começar no Marketing Digital? 5 benefícios de ter uma agência parceira

Deseja receber newsletter?

Declaro ter lido e aceito integralmente os termos e condições da Política de Privacidade.