Quer um profissional especialista trabalhando em sua empresa? Então contrate alguém sem experiência!

Júlia Sanchez

Júlia Sanchez
Redatora

Recentemente, notamos uma crescente onda de vagas exigindo anos de experiência e diversas especializações. É claro, em meio ao caos, as empresas precisam de profissionais já prontos para desenvolver a sua função sem a necessidade de muitos treinamentos e um período de adaptação. Elas precisam que o profissional entre, se contextualize e comece a trazer resultados. Simples assim, né?

Com isso, verificamos também uma crescente onda de reclamações de profissionais frustrados desabafando em textos em suas redes sociais e sobretudo aqui no LinkedIn, dizendo o quão está difícil encontrar vagas compatíveis mesmo depois de formados

“Como vamos adquirir experiência se nenhuma empresa me dá a oportunidade de obtê-la?”, se perguntam, e assim seguem em constante desencontro, empresas que desejam funcionários que abracem a sua causa e profissionais querendo abraçar a causa de empresas mas nenhuma dando oportunidade a eles. 

No entanto, o grande problema de ser extremamente exigente nas vagas para a sua empresa está no turnover. Como você quer que um funcionário preze pela sua equipe, pense nos benefícios antes dos números e não deixe você na mão na hora que mais precisa se o principal critério que usou ao contratá-lo foi a experiência? Sem pensar em fit cultural, onboarding e muito menos investir na cultura da sua empresa. Difícil assim, né? 

Aqui na Media K, em nosso processo de amadurecimento, vivemos momentos difíceis no que diz respeito à rotatividade de funcionários, principalmente devido ao distanciamento da nossa cultura durante o home office. No entanto, essa fase nos ensinou muita coisa com relação à retenção e principalmente contratação, e hoje temos jóias preciosas dentro do nosso time, que são profissionais muito importantes que nos ajudaram a chegar onde estamos hoje: os estagiários. 

São pessoas que chegaram aqui com os olhos brilhando pela oportunidade, com pouca ou mesmo nenhuma experiência na área e que tiveram a chance de aprender, se desenvolver e crescer dentro do nosso time. Hoje, além de estarem se tornando especialistas em suas áreas, são sobretudo especialistas da Media K, pois estão crescendo junto com a gente. 

Por isso, a dica valiosa que temos a dar às empresas é: dê espaço para profissionais sem experiência em seu time. Separe um tempo para eles, converse, invista, dê treinamentos e deixe que eles aprendam com você.  Antes de pensar em apenas resultados, dê um passo para trás e pense na oportunidade. 

Lembre-se: quanto mais você dá, mais você recebe!

Deseja receber newsletter?

Declaro ter lido e aceito integralmente os termos e condições da Política de Privacidade.