• Home
  • Quem Somos
  • Cases
  • Vagas
  • Blog
  • Contato
  • MARKETING DIGITAL

Nós fizemos um podcast — e você também pode ter o seu!

  • 27/07/2020 18:11
  • Media.K

Tutorial para criar um podcast do zero

 

Há dois meses resolvemos entrar em uma jornada para criar conteúdos mais relevantes em nossas redes sociais e expandir nossos meios de comunicação. E aí, surgiu a pergunta: por que não fazemos um podcast? Afinal, já tínhamos os itens mais importantes: uma equipe comunicativa que poderia passar horas conversando sobre qualquer assunto e muita vontade de aprender. E foi daí que surgiu o Kast, podcast da Media.K. Nele, compartilhamos conversas sobre assuntos variados, englobando marketing digital, business, empreendedorismo, eventos, entretenimento e, pra falar a verdade, o que mais vier na nossa cabeça.

Em um momento onde pensamos constantemente em números e nos vemos sem tempo para nada, o consumo de conteúdos pode ficar para trás. Mas os podcasts surgem para elevar a produtividade e aproveitar ao máximo o tempo disponível: eles carregam a vantagem única de poderem ser consumidos enquanto o ouvinte realiza outras tarefas. Os arquivos de áudio são disponibilizado em plataformas de streaming e podem ser acessados a qualquer momento, ou até mesmo baixados para serem escutados em períodos sem internet. Essas funcionalidades contribuíram para que, segundo a Edison Research, o número de ouvintes crescesse 120% nos últimos quatro anos. É seguro dizer, até, que os podcasts estejam se tornando os programas de rádio do futuro.

Assim como os outros formatos de conteúdos, os assuntos abordados nos podcasts e seus formatos são dos mais variados. Tudo vai depender do público-alvo que deseja atingir, do tempo médio de duração de cada episódio e do seu estilo de comunicação.

 

Definindo temas

 

Aqui você decide sobre o que quer gravar e o formato que deseja seguir. Criar uma planilha colaborativa para que todos possam apresentar pautas sem julgamentos é uma ótima pedida: é do brainstorm que surgem as melhores ideias. Podem ser temas sobre algo que você goste de falar, entrevistas com convidados que considere relevantes ao escopo do programa ou uma sessão de perguntas e respostas com dúvidas enviadas pelos seus seguidores.

Depois de definidos os temas, elabore um calendário, convide os entrevistados e selecione quais pessoas do seu time irão gravar cada episódio.

 

Faça um roteiro

 

Durante a gravação do podcast pode ser muito fácil se deixar levar pelo clima de conversa e deixar de cobrir temas que você gostaria. Por isso é fundamental elaborar um arquivo com tópicos-chave que devem fazer parte de cada episódio. Se preferir, pode dividi-los em três tópicos: introdução, desenvolvimento e conclusão.

 

Como gravar?

 

Você vai precisar de qualquer aplicativo ou programa que grave som. Tudo vai depender, também, dos seus convidados:

  • Se estiver sozinho é possível realizar o programa através do gravador do seu celular. Depois, basta salvar o arquivo e exportá-lo para o seu computador utilizando um cabo USB ou o enviando por e-mail.
  • Com convidados: para captar mais de uma voz ao mesmo tempo você pode organizar reuniões em programas que possibilitem a gravação de chamadas, como o Skype ou o Zoom. Depois, é só salvar o arquivo em seu computador.

É importante ressaltar que a qualidade sonora é fundamental. Se puder, opte por utilizar um fone de ouvido com microfone para que sua voz seja captada com clareza.

 

Edição

 

A edição do seu podcast é o que irá ditar o nível de satisfação dos ouvintes. Uma edição de qualidade, além de transmitir um tom mais profissional, eleva a experiência do usuário e faz com que ele interesse pelo conteúdo que está sendo gerado.

Com o arquivo de áudio salvo, exporte-o para um programa de edição e recorte momentos com pausas longas ou erros de gravação — e acredite, os erros vão acontecer, tudo bem! Você também pode adicionar uma vinheta musical ao seu podcast para deixá-lo com um tom ainda mais profissional.

Existem diversas opções de aplicativos de edição disponíveis na internet, mas uma boa pedida é o Audacity. Disponível para Windows, Linux e Mac ele é um software de livre criação que permite pequenos ajustes de áudio de maneira intuitiva. Se tiver dificuldades, o Audacity vem com um manual de uso e também conta com centenas de tutoriais em português no Youtube.

 

Upload

Agora que você está com seu arquivo finalizado, só resta publicá-lo!

Para isso, existem diversas plataformas focadas exclusivamente no upload de áudios que são gratuitas tanto para colaboradores quanto para ouvintes. Vale pesquisar qual formato funciona melhor para os seus objetivos, mas damos algumas opções:

  • SoundCloud: além de fornecer espaço para que você disponibilize seu podcast de graça, a plataforma conta com um sistema de análise de estatísticas: você pode ficar sabendo quantas pessoas reproduziram cada episódio e compreende a forma com que seu público interage com seus conteúdos. Basta realizar o cadastro e começar a publicar!
  •  
  • Spotify, Deezer, Apple Music: ainda que tenham uma modalidade paga para ouvintes, essas são as plataformas de áudio mais utilizadas do mundo. Publicar seu conteúdo em uma delas fará com que o podcast ganhe mais visibilidade e divulgação. Para utilizá-las, você pode realizar um cadastro gratuito no Anchor e fazer o upload do arquivo de áudio, título e descrição. Mas atenção: o Spotify demora cerca de dois dias para que seu conteúdo fique disponível, então planeje com antecedência!

 

Divulgação

 

Chegou a hora de fazer com que seu podcast chegue até as pessoas! Você pode utilizar seu site ou redes sociais como aliados na divulgação: lembre-se que o Instagram, Facebook e Linkedin são seus aliados. Realize publicações e stories com chamadas atrativas, que incentivem seu público-alvo a ouvirem o assunto abordado. Encoraje seu público a compartilhar seus episódios com conhecidos para que cada vez mais pessoas sejam atingidas. !

O mais importante é dar o passo inicial. Se esse é um conteúdo que você gosta de produzir, mãos à obra! Você nunca vai saber se ele é eficaz para a divulgação da sua ideia ou negócio se não tentar, então não tenha medo de errar e divirta-se!

Blogs Relacionados

De avatares bonitos a personagens com roteiro: o novo entretenimento feito por IA

  • 2025-06-10 14:03:47

Por que fomos eleitos o País Criativo do Ano, e o que isso diz sobre nossa cultura

  • 2025-05-26 11:54:58
MARKETING DIGITAL

Brand Attitude: por que marcas com personalidade vendem mais — e incomodam mais também

  • 2025-05-13 11:52:50
REDES SOCIAS

Microinfluenciadores: o impacto que não se mede só em seguidores

  • 2025-04-28 16:01:47

Instagram 2025: o que mudou no algoritmo — e o que não muda nunca

  • 2025-04-08 16:41:02
MARKETING DIGITAL

Os 5 fatores que você deve se atentar ao selecionar uma agência de Marketing Digital

  • 2025-02-28 17:40:20
SEO

UX + SEO: a dupla dinâmica

  • 2025-02-10 13:52:10
SEO

Escrita que vende: o Copywriting em ação!

  • 2025-01-31 14:40:47
REDES SOCIAS

Conquiste o LinkedIn e expanda seus negócios

  • 2024-12-20 17:11:18
MARKETING DIGITAL

Ideia. Ação. Sucesso

  • 2024-10-25 15:52:30
GENTE E CULTURA

Trabalho à distância: nossa fórmula

  • 2024-10-21 09:41:30
SEO

Meta é bom, mas pode ser ruim

  • 2024-10-16 14:28:00
TRÁFEGO PAGO

Transforme anúncios em lucro: o guia definitivo

  • 2024-10-11 09:53:24
EMPREENDEDORISMO

Funcionários fantasmas

  • 2024-10-08 09:43:05
EMPREENDEDORISMO

Atendimento extraordinário, cliente impactado

  • 2024-10-04 16:27:18
TRÁFEGO PAGO

Separar e conquistar: 4 motivos para segmentar seus leads

  • 2024-10-01 15:48:58
EMPREENDEDORISMO

Novo sócio, nova era: Keith Matsumoto na Media.K

  • 2024-08-23 15:18:44
MARKETING DIGITAL

4 formas de vender mais no Dia dos Namorados

  • 2022-06-05 13:16:25
TRÁFEGO PAGO

Tráfego Pago: 5 dicas para vender mais e com constância

  • 2022-05-24 09:15:53
EMPREENDEDORISMO

Você sabe o valor do seu cliente?

  • 2022-05-05 09:22:02
MARKETING DIGITAL

Dia das Mães: 7 dicas para criar a melhor campanha de vendas

  • 2022-04-12 16:45:02
MARKETING DIGITAL

Dia do Consumidor: 4 ideias rápidas para colocar em prática

  • 2022-02-24 17:34:12
EMPREENDEDORISMO

Qual a importância da Transformação Digital para as empresas?

  • 2022-02-10 13:12:53
TRÁFEGO PAGO

O que um Gestor de Tráfego Pago faz?

  • 2022-01-20 12:50:17
MARKETING DIGITAL

3 tendências de marketing para 2022

  • 2022-01-14 14:48:53
TRÁFEGO PAGO

6 dicas para criar uma boa campanha no Google Ads

  • 2021-12-20 17:01:49
REDES SOCIAS

5 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram

  • 2021-12-07 16:05:12
TRÁFEGO PAGO

Funil de vendas: como utilizá-lo na sua empresa?

  • 2021-12-03 14:19:10
MARKETING DIGITAL

Como usar dados para ter novas ideias

  • 2021-12-02 16:41:52
SEO

Por que a comunicação visual é importante para o seu negócio?

  • 2021-12-01 11:58:03
SEO

Storytelling: o que é e como utilizá-lo na sua marca?

  • 2021-11-24 09:51:20
TRÁFEGO PAGO

O que é Lead Scoring e qual a importância dele para o seu negócio

  • 2021-11-10 15:50:49
TRÁFEGO PAGO

Campanha de Google e Facebook: qual vende mais?

  • 2021-11-08 11:40:01
SEO

ROI e ROAS: entenda o significado dessas siglas e sua importância

  • 2021-11-03 12:36:32
TRÁFEGO PAGO

Tráfego pago ou tráfego orgânico: qual o melhor para o seu negócio?

  • 2021-10-20 17:49:48
MARKETING DIGITAL

4 motivos para você fazer uma landing page para a sua empresa

  • 2021-10-19 15:47:17
MARKETING DIGITAL

Como o marketing digital pode ajudar em vendas B2B?

  • 2021-10-15 18:21:14
EMPREENDEDORISMO

O que é Business Intelligence e qual sua importância para as empresas?

  • 2021-10-08 11:41:33
REDES SOCIAIS

3 motivos para investir em post institucional em suas redes sociais

  • 2021-10-01 16:06:50
REDES SOCIAIS

As redes sociais são o novo SAC? Saiba como lidar com comentários negativos

  • 2021-09-22 19:12:33
GENTE E CULTURA

Agências de performance: entenda esse novo modelo de serviço

  • 2021-09-17 17:28:04
REDES SOCIAIS

Shorts, Reels e TikTok: 5 ideias de vídeos curtos para o seu negócio

  • 2021-09-13 17:11:46
SEO

Google quer acabar com os cookies de terceiros até 2022

  • 2021-09-08 18:18:55
MARKETING DIGITAL

Como começar no Marketing Digital? 5 benefícios de ter uma agência parceira

  • 2021-09-01 19:10:22
MARKETING DIGITAL

Marketing Digital para a área da saúde: como planejar a sua estratégia

  • 2021-08-27 17:56:38
REDES SOCIAIS

Como adaptar as redes sociais para gerar maior acessibilidade digital?

  • 2021-08-26 09:26:49
MARKETING DIGITAL

Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar o seu negócio

  • 2021-08-19 11:18:49
REDES SOCIAIS

Redes sociais: como escolher a melhor para o seu negócio?

  • 2021-08-12 12:31:53
TRÁFEGO PAGO

Geração de leads: como treinar a equipe para lidar com o lead

  • 2021-08-06 17:45:47
MARKETING DIGITAL

Forneça uma informação e ganhe um cliente: conheça o poder do Inbound Marketing

  • 2021-08-04 16:47:38
REDES SOCIAIS

Redes sociais para consultórios odontológicos: qual a importância?

  • 2021-07-26 09:52:23
GENTE E CULTURA

Adotamos os squads teams: quais benefícios trouxe para uma agência de marketing digital

  • 2021-07-18 19:50:32
REDES SOCIAIS

Instagram será o novo TikTok? Entenda as mudanças que vão acontecer no app nos próximos meses

  • 2021-07-08 18:02:32
REDES SOCIAIS

Instagram vai liberar link no stories para todos os usuários

  • 2021-06-29 16:16:58
SEO

Criando sites para um negócio: detalhes para ficar atento

  • 2021-06-29 15:22:09
EMPREENDEDORISMO

Por que o Nubank escolheu a Anitta para compor seu Conselho de Administração?

  • 2021-06-23 13:54:10
REDES SOCIAIS

Como o Tik Tok pode beneficiar os profissionais da saúde

  • 2021-06-14 11:44:23
REDES SOCIAIS

Como você responde seus clientes nas redes sociais?

  • 2021-06-06 22:47:46
MARKETING DIGITAL

Marketing Transmídia: O que é e qual é seu diferencial nos negócios?

  • 2021-05-23 22:54:00
TRÁFEGO PAGO

Facebook Ads: 3 vantagens do reconhecimento de marca

  • 2021-05-14 20:47:43
MARKETING DIGITAL

Case de Sucesso: Excellence Aparelhos Auditivos

  • 2021-05-10 14:03:23
MARKETING DIGITAL

Case de Sucesso: Audiovida Soluções Auditivas

  • 2021-05-07 18:58:01
MARKETING DIGITAL

O Case Stratton: um sucesso em marketing para construtoras

  • 2021-05-05 20:46:38
REDES SOCIAIS

Saiba como utilizar o WhatsApp Business na sua clínica

  • 2021-04-29 21:42:34
MARKETING DIGITAL

Marketing para construtoras: estratégias para gerar leads

  • 2021-04-21 17:48:35
MARKETING DIGITAL

Marketing Digital e Saúde: estratégias para fidelizar pacientes

  • 2021-04-16 18:55:29
EMPREENDEDORISMO

Quer um profissional especialista trabalhando em sua empresa? Então contrate alguém sem experiência!

  • 2021-04-09 18:04:26
REDES SOCIAIS

Gerenciamento de crises: o que acontece após o

  • 2021-04-07 00:29:26
SEO

Palavras-chave: o que é, a sua importância e como usá-las ao seu favor

  • 2021-03-29 20:30:29
GENTE E CULTURA

Um ano em casa: o home office perfeito, definitivamente, não existe!

  • 2021-03-24 15:46:55
SEO

3 motivos para você investir em Content Experience

  • 2021-03-18 12:45:59
MARKETING DIGITAL

Dia do Consumidor 2021: o que é e como usá-lo para vender mais

  • 2021-03-11 15:24:35
SEO

LGPD - o que muda com esta nova lei?

  • 2021-02-17 15:47:40
MARKETING DIGITAL

Técnicas de Jornalismo no Marketing

  • 2020-09-25 17:30:10
MARKETING DIGITAL

A hierarquia visual nas peças de marketing

  • 2020-09-18 14:52:41
GENTE E CULTURA

A importância da diversidade dentro de empresas de tecnologia - e a luta contra a conformidade intelectual

  • 2020-09-03 15:43:03
TRÁFEGO PAGO

CPL nas ferramentas de Ads

  • 2020-08-28 13:17:49
SEO

O que é Customer Success? Descubra como implementá-lo na sua empresa

  • 2020-08-21 12:51:22
GENTE E CULTURA

Employee Experience - O que é e como implantamos a experiência dos colaboradores na Media.K

  • 2020-08-14 17:25:31
SEO

Copywriting — A escrita focada em conversão de clientes

  • 2020-07-27 18:16:13
SEO

A importância do UX Design no SEO

  • 2020-07-27 18:14:52
REDES SOCIAIS

Tutorial: como usar o Linkedin para impulsionar seus negócios

  • 2020-07-27 18:13:50
MARKETING DIGITAL

Nós fizemos um podcast — e você também pode ter o seu!

  • 2020-07-27 18:11:06
GENTE E CULTURA

Rotina de trabalho: saudades ou é bom estar em casa?

  • 2020-07-27 18:07:54
MARKETING DIGITAL

(falta de) Criatividade

  • 2020-07-27 18:05:33
GENTE E CULTURA

Diário de bordo, cinquenta dias em casa: O home office perfeito não existe - e tudo bem!

  • 2020-07-27 18:02:25
REDES SOCIAIS

Influencers na pandemia e a ressignificação de hábitos de consumo

  • 2020-07-27 18:01:23
MARKETING DIGITAL

Haja conteúdo!

  • 2020-07-27 17:59:59
EMPREENDEDORISMO

Planeje, Crie, Execute - e chegue onde sempre desejou.

  • 2020-07-27 17:58:10
EMPREENDEDORISMO

Opinião: como tempos atípicos exigem o desenvolvimento da maturidade digital

  • 2020-07-27 17:56:20
GENTE E CULTURA

Como estamos mantendo a nossa cultura trabalhando de casa

  • 2020-07-27 17:53:29
EMPREENDEDORISMO

Como aprimorar a experiência do cliente na sua empresa?

  • 2020-07-23 12:49:40
TRÁFEGO PAGO

Tudo que você precisa saber para obter retorno nos seus anúncios

  • 2020-07-22 19:43:40
TRÁFEGO PAGO

4 motivos para investir em segmentação de leads

  • 2020-07-21 14:37:18
  • Siga-nos nas principais redes
    • Mais lidos
    UX + SEO: a dupla dinâmica
    2025-02-10 13:52:10
    Os 5 fatores que você deve se atentar ao selecionar uma agência de Marketing Digital
    2025-02-28 17:40:20
    Instagram 2025: o que mudou no algoritmo — e o que não muda nunca
    2025-04-08 16:41:02
    Microinfluenciadores: o impacto que não se mede só em seguidores
    2025-04-28 16:01:47

    (11) 99010-5725

    Nós somos 100% remotos. Estamos em todo Brasil !
    Logo da empresa mediak marketing digital

    Política de Privacidade

    • Quem somos
    • Cases
    • Podcast
    • Contato
    • Política de Privacidade