Como adaptar as redes sociais para gerar maior acessibilidade digital?

Giovana Lima

Giovana Lima
Redatora

As redes sociais se tornaram companheiras do nosso dia a dia para realização de atividades simples como envio de mensagens, atualização do que está ocorrendo no mundo e pesquisas para acabar a curiosidade, por exemplo. 

Mas nem todos possuem essa facilidade na internet devido a barreira da acessibilidade digital.

A acessibilidade é, resumidamente, um conjunto de ações para tornar algo mais inclusivo e acessível a todos, independentemente da deficiência. E a acessibilidade para redes sociais é algo possível, mas um dos grandes obstáculos para essa inclusão é a falta de conhecimento.

Além disso, trazer essa inclusão das redes sociais para surdos e para cegos impacta positivamente tanto a pessoa com deficiência quanto para sua presença digital, inclusive pode até te surpreender!

Por isso, separamos três dicas de como adaptar suas redes sociais para gerar maior acessibilidade. Leia até o fim e saiba como promover a melhor experiência digital possível. 

Qual a importância de redes sociais acessíveis?

Se você quer uma rede social que possa alcançar o maior público possível e tem como princípio a acessibilidade, o ponto de partida é entender as informações do seu público atual e dos potenciais que você pode atingir. 

Segundo dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, sendo quase 25% da população do país. 

Além disso, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD ) de 2014, 57% das pessoas com deficiência usam com frequência a internet no Brasil.

Isso mostra que eles também estão ativos no meio digital e que precisamos refletir  sobre os direitos das pessoas com deficiência, preconceito, acessibilidade e capacitismo.

Há tempo para começar a realizar a inclusão digital e social nas redes sociais, e tornar o seu negócio amigável para os seus seguidores no Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter, entre outros. Apenas comece!

3 dicas de acessibilidade para as redes sociais

E agora? Como tornar os conteúdos publicados nas redes sociais mais acessíveis? Confira a seguir algumas dicas de como colocar em prática ações que promovem maior acessibilidade.

1 - Imagem

Atualmente, a maioria das redes sociais possuem o recurso chamado ALT, que é o texto alternativo para quem depende dos leitores de tela como as pessoas cegas. Isso é um meio para facilitar os usuário enquanto navega na plataforma, já que a ferramenta de leitura de tela vai narrar as imagens. 

Nessa parte, é importante descrever de forma mais detalhada possível e concisa, pois a intenção é que a pessoa possa imaginar como é aquela imagem. Coloque no texto, por exemplo, se é uma fotografia, desenho ou pintura, a cor dos olhos, o tipo de cabelo, cor da pele, detalhes do fundo, posição, o texto da imagem, não fazer julgamento pessoal, tudo o que for relevante.

Mas onde achar esse recurso nas principais redes sociais? 

  • Facebook: clique em Editar no momento que for publicar a imagem, em seguida clique em Texto Alternativo
  • Instagram: co campo da nova publicação, vá até Configurações avançadas
  • Linkedin: ao adicionar a imagem para publicar, aparecerá no topo da imagem Adicionar texto alternativo 
  • Twitter: vá em Configurações, depois em Acessibilidade. Ative Escrever descrições de imagem. Agora, quando publicar uma imagem, aparecerá abaixo dela a opção Adicionar descrição.

Caso a rede social não tenha este recurso ALT ou o material seja um vídeo, você pode utilizar a #PraCegoVer e #PraTodosVerem com a descrição no fim da legenda do post.

2 - Vídeo

Cada vez mais as plataformas estão valorizando os conteúdos em vídeo, já que são mais dinâmicos, os usuários possuem mais preferência por esse tipo de interatividade e com a chegada da TikTokização, esse formato definitivamente vai sair na frente por algum período. Estão inclusos aqui tanto os vídeos no feed (IGTV e Reels) quanto story.

Além disso, os conteúdos em vídeo são de melhor compreensão para as pessoas com deficiência auditiva, já que é possível combinar as legendas e a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), mais o contexto da própria imagem.

No caso de uso de legenda, coloque o que está sendo dito no vídeo, identificar, também, quem está falando e os barulhos. Veja todas as especificações de legenda no Manual de Acessibilidade para Redes Sociais disponibilizado pela Inclusive – Inclusão e Cidadania.

Lembrando que a legenda também contribui para as pessoas que vão assistir o vídeo sem som devido ao lugar onde estão como também possibilita melhor compreensão do conteúdo.

Aplicativos que podem te ajudar a legendar os vídeos:

1 - AutoCap

2 - CapCut

3 - Clips

4 - VideoShow

App bônus: o Hand Talk é um aplicativo que traduz simultaneamente conteúdos em português para a Língua Brasileira de Sinais

3 - Texto

Neste caso é importante pensar em textos que sejam acessíveis para as pessoas que dependem de leitor de tela como deficientes visuais ou que possuem dificuldade de leitura. 

Por isso, tente evitar usar palavras difíceis de se ler ou pronunciar. Escreva palavras compostas com as iniciais em maiúscula para hashtags, por exemplo #PerdaAuditiva. Por fim, use os emojis de fato do que colocar eles manualmente com caracteres especiais. Em caso de escrita para gênero neutro ao invés de X troque por E, como no caso de bem-vindes.

Quais são os benefícios que a acessibilidade pode trazer para o meu negócio?

Ter acessibilidade digital tem como o seu maior benefício ajudar as pessoas com deficiência. Mas a sua marca também ganha com essa implementação. Confira 3 principais vantagens de promover inclusão digital nas suas redes sociais:

Constrói imagem positiva para marca

A acessibilidade digital  é uma das causas mais importante e em tempos onde há uma crescente do ativismo digital, você terá um diferencial e construirá uma imagem positiva, onde mostra que tem valores e preza pela diversidade. Além disso, você evita que ocorra um cancelamento da sua marca.

Audiência mais ampla

Com um conteúdo que pode chegar a todos, o seu público pode se tornar mais amplo e diverso.

Evita discriminação e reclamações legais

Como a implementação de ações de acessibilidade você estará cumprindo o Art. 63 do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que entrou em vigor em 2016. Nela diz que é obrigatório a acessibilidade à comunicação, como também através da internet.

Gostou deste conteúdo? Continue lendo mais em nosso blog matérias sobre redes sociais!

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