O Case Stratton: um sucesso em marketing para construtoras

Pedro Henrique

Pedro Henrique
Redator

Já citamos antes a importância de um plano bem delimitado de marketing para construtoras que envolva a aplicação de estratégias em plataformas digitais, como publicações em redes sociais e campanhas em serviços de busca como o Google. Entretanto, para compreender como essas estratégias podem de fato serem implantadas, vale a pena analisar um caso de sucesso de um de nossos clientes. 

Estamos falando da estratégia desenvolvida junto à Stratton Realty, uma das mais notáveis construtoras do mercado imobiliário atual. A Stratton surgiu com o objetivo de planejar e desenvolver lares para famílias de rendas diversas, proporcionando sempre o melhor imóvel possível.

A construtora compra terrenos e, a partir de técnicas inovadoras de planejamento e desenvolvimento, constrói imóveis que proporcionam qualidade de vida, tranquilidade e bem-estar aos seus moradores. Por manter o controle completo sobre os processos de desenvolvimento de seus empreendimentos, a Stratton tem conseguido garantir a qualidade de seus negócios e a satisfação máxima de seus clientes.

 

O surgimento de novos empreendimentos

O contato inicial da agência com a Stratton ocorreu quando a empresa começou a dar os primeiros passos no processo de venda de dois de seus novos empreendimentos no interior do estado de São Paulo. Tratam-se do Reserva das Aves e do Reserva das Árvores, dois bairros planejados de localização privilegiada na região de Cotia e Itapevi compostos por diferentes residenciais com apartamentos bem estruturados e uma extensa área de lazer.

Além de toda a vantagem da estrutura do local, os apartamentos dos dois empreendimentos ainda podem ser financiados pelo Casa Verde e Amarela, programa habitacional do Governo Federal que ajuda famílias a financiarem seus imóveis próprios com taxas de juros mais baixas.

Entretanto, apesar dos empreendimentos apresentarem qualidade bastante atrativas para qualquer cliente, havia um problema: era preciso descobrir uma forma de atingir, pelos meios digitais, o público específico de pessoas que desejavam morar nas regiões de Cotia e Itapevi. Vale também ressaltar que, por serem dois grandes empreendimentos, a Stratton necessitava de um número alto de vendas, algo que só seria atingido quando as estratégias online e offline fossem realmente eficientes.

Foi neste momento que a Stratton chegou até nós e a nossa parceria começou, onde passamos a desenvolver  uma série de ações de marketing digital que alavancaram os números de compradores de apartamentos nos dois empreendimentos. 

 

Mantendo-se conectado

Inicialmente era necessário criar uma presença para os dois empreendimentos nas plataformas digitais. Nesse momento, foram desenvolvidos dois sites, um para o Reserva das Aves e outro para o Reserva das Árvores, além de páginas para cada empreendimento em duas das redes sociais de maior movimentação no Brasil: o Facebook e o Instagram.

No que diz respeito ao conteúdo das redes sociais, o objetivo sempre foi aumentar a relevância dos empreendimentos para o seu público-alvo: moradores da região de Cotia e Itapevi, com renda familiar adequada para os empreendimentos e que realizavam buscas por imóveis na internet.

O conteúdo inicial era sobre as vantagens dos empreendimentos, como suas localizações, facilidade de financiamento e infraestrutura. Conforme o público foi conhecendo os bairros e suas propostas, os conteúdos foram se diversificando para aumentar a autoridade das páginas.

Começaram a ser publicadas conteúdos relevantes para novos moradores, como dicas diversas sobre organização e listas de locais atrativos da região de Cotia e Itapevi. Depoimentos de moradores que já haviam recebido as chaves de seus apartamentos também foram publicados, reforçando ainda mais a autoridade das páginas, o que se refletiu em um aumento de seguidores

As páginas nas redes sociais se mostraram relevantes não apenas em questão de autoridade, uma vez que também foram essenciais para a criação de campanhas para a geração de leads. Em especial no Facebook, foram criadas campanhas que buscavam o cadastro de possíveis clientes, permitindo que corretores da Stratton entrassem em contato com eles dias depois para apresentar todos os detalhes do empreendimento e fecharem negócio.



O público nos serviços de busca

As páginas criadas para o Reserva das Aves e Reserva das Árvores foram importantes tanto para a estratégia de crescimento de autoridade (fortalecida pela presença nas redes sociais) e para alavancar leads que vinham do Google, o principal serviço de buscas pela internet no Brasil.

Através de estratégias de patrocínio no Google focada no público pré-definido das regiões de Cotia e Itapevi, os sites conseguiram atrair a atenção de pessoas que realizavam pesquisas por palavras-chaves relacionadas ao tema do cliente, como “imóvel em Cotia” ou “bairro planejado Itapevi”. 

Quem clicava no link dos sites, era redirecionado para páginas com informações completas de cada empreendimento que destacavam também valores e formas de pagamento. As páginas continham botões que levavam os leitores a entrar em contato com os corretores a qualquer hora pelo Whatsapp, além de formulários para contato por e-mail ou telefone.

Desse modo, foi possível obter ainda mais leads para os empreendimentos e no geral, ambas as estratégias (a de rede sociais e a dos sites), apresentaram ótimos números, com uma média que ia de 500 a 600 leads mensais no Facebook e de 400 a 600 conversões pelas campanhas de Google. 

Os números estavam bons, mas nós queríamos ainda mais. Por isso, promovemos uma estratégia que nos gerou números ainda mais impressionantes. 

 

O Feirão do Imóvel da Stratton

A estratégia em questão foi o evento Feirão do Imóvel promovido pela Stratton nos meses de novembro e dezembro de 2019. Tratou-se de um plano de ação que envolvia tanto marketing digital quanto ações offline por parte da construtora. Como o nome já diz, a estratégia era um evento cujo objetivo era promover ainda mais os empreendimentos e aumentar o número de apartamentos vendidos.

A principal ação offline da construtora consistiu na criação de estandes de venda no principal shopping center de Cotia, algo que obviamente atraiu a atenção de muitas pessoas que passaram pelo local. 

As estratégias aplicadas previamente online continuaram, agora, porém, com foco em temas relacionados ao Feirão do Imóvel. Foram criadas novas artes focadas no evento, bem como novos anúncios no Google e redes sociais. 

As campanhas ainda destacaram algumas promoções únicas desenvolvidas para esse acontecimento único, como parcelas pagas pela construtora e um desconto no valor dos imóveis. Essas promoções aumentaram ainda mais os leads qualificados, o que tornou o Feirão um verdadeiro sucesso tanto online, quanto offline.

Tal sucesso fez com que a Stratton promovesse uma nova edição do Feirão do Imóvel em 2020, também nos meses de novembro e dezembro. Desta vez, com a pandemia, o foco se deu principalmente nas estratégias online, uma vez que muitas pessoas ainda evitavam sair de casa.

Apesar disso, os leads do Feirão do Imóvel se mantiveram altos, havendo um crescimento de 80% nas vendas em relação ao Feirão do ano anterior. Isso provou que a estratégia estava dando certo e repetir a fórmula foi bastante eficiente para os empreendimentos.

O caso da Stratton é dessa forma um exemplo de como bons planos de ação para marketing digital, realizados por um equipe especializada,  como a de uma agência de marketing digital, a partir das plataformas corretas, pode ser benéfica para um empreendimento e construtora.

Gostou desse conteúdo? Então continue acompanhando o blog da Media K e fique de olho em todos os nossos textos.

 

Deseja receber newsletter?

Declaro ter lido e aceito integralmente os termos e condições da Política de Privacidade.