O que é Business Intelligence e qual sua importância para as empresas?

Pedro Henrique

Pedro Henrique
Redator

Cada vez mais as empresas têm notado que a gestão de dados pode ajudá-las a agir estrategicamente no mercado. Dessa forma, empresários preocupados com o futuro de seus negócios têm investido em um trabalho chamado de Business Intelligence.

Conhecido também como Inteligência Empresarial, o Business Intelligence (BI) conta com ferramentas e softwares que avaliam dados e oferecem informações relevantes para a tomada de decisões. Não conhece o termo e nem sabe como usar o BI? Então confira mais detalhes sobre esse importante conceito no conteúdo a seguir:

O conceito de Business Intelligence

O termo não é novo, mas sua popularidade tem crescido nos últimos anos. Apesar de abrangente, é possível definir o BI como um conjunto de técnicas de coleta, organização, tratamento e avaliação de dados. 

Dentro dessas técnicas é possível encontrar uma série de metodologias e ferramentas a serem aplicadas, mas seu objetivo é sempre o mesmo: melhorar os processos de uma empresa e torná-la mais competitiva no mercado.

Graças a isso, o Business Intelligence vai envolver todas as áreas de atuação de um negócio. Desde a área administrativa, passando pelos setores financeiro, operacional, comercial e de marketing, cada pequeno componente empresarial pode se beneficiar dos dados gerenciados através do BI.

A ideia geral é aprender a utilizar informações obtidas durante o processo de trabalho de uma empresa em seu dia a dia. Desse modo, é possível guiar os colaboradores para o desenvolvimento de planejamentos precisos e tomar decisões cada vez mais conscientes e eficientes com base no que se espera do futuro do negócio em questão.

Como o BI funciona?

O processo de BI inclui uma série de etapas que devem ser seguidas para que as informações obtidas possam ser bem organizadas e gerem valor para o negócio. Essas etapas podem ser divididas em:

  1. Coleta de dados: etapa que pode ser realizada com o auxílio de ferramentas, programas e bancos de mineração de dados. Antes, porém, a empresa deve definir quais dados serão de fato relevantes para a análise do futuro do negócio.
  2. Diagnóstico e organização: com os dados em mãos, é necessário definir uma forma de organizá-los. Seja a partir de gráficos, relatórios ou dashboards, as informações devem ficar ordenadas de forma clara antes de se prosseguir para a etapa seguinte.
  3. Compartilhamento: as informações obtidas (e organizadas) são compartilhadas com as principais áreas da empresa. Desse modo, colaboradores podem ter uma ideia de quais foram os resultados do trabalho que realizaram recentemente.
  4. Reestruturação e otimização: os dados sozinhos não indicam mudanças. Isso significa que cabe aos colaboradores realizarem possíveis reestruturações em seu processo de trabalho que visem otimizar o trabalho da empresa com base nos dados obtidos.
  5. Acompanhamento: o trabalho do Business Intelligence dentro da empresa não para. Durante a etapa de acompanhamento, as mudanças e decisões realizadas são revistas com base nos novos resultados apresentados. O ciclo de trabalho retorna ao início para que os processos sejam sempre otimizados dentro da empresa.

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Por que implementar o BI em uma empresa?

Os benefícios que o Business Intelligence trazem para uma empresa são diversos e justificam a sua implementação. Além da otimização de processos, o BI auxilia na redução de custos e na melhora da qualidade das entregas.

Com a boa aplicação dos dados, também é possível atrair mais clientes para um negócio e aumentar o volume de vendas. Em alguns casos, o BI também oferece insights que geram resultados positivos para a empresa e seus colaboradores.

O principal benefício, porém, é permitir que a empresa sempre se renove e identifique mudanças de mercado que podem afetar o futuro do negócio e seus colaboradores.

Os resultados de um BI bem aplicado

No mundo atual, há diversos cases de sucesso da aplicação do Business Intelligence em diferentes setores. Entretanto, nenhum deles foi tão emblemático quanto o da aplicação do BI junto à seleção alemã de futebol masculino.

A seleção utilizou relatórios obtidos após um processo de BI para identificar os atletas de maior performance ao longo de anos. O resultado desse trabalho? A vitória da seleção na Copa do Mundo de 2014.

Outro caso interessante é o da Netflix. O serviços de streaming utilizou os dados de visualizações  de seus usuários para desenvolver uma série que agradasse uma grande parcela do público. 

O seriado em questão foi o programa Stranger Things, um dos mais vistos pelos usuários do serviço de streaming e que já conta com 3 temporadas finalizadas. Uma quarta temporada ainda deve chegar em breve ao serviço.

Esses cases mostram como o BI pode ser uma virada de chave positiva para empresas que saibam utilizá-lo ao seu favor - e um método de análise cada vez mais relevante para os empresários.

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