Qual a importância da Transformação Digital para as empresas?

Pedro Henrique

Pedro Henrique
Redator

As tecnologias atuais estão em constante desenvolvimento e com elas ocorrem também mudanças de hábitos e na relação das pessoas com o mundo ao seu redor. Empresas de diversos setores precisam estar atentas a essas mudanças. Neste momento, investir em uma estratégia de transformação digital se torna algo imprescindível.

O termo transformação digital vem ganhando destaque no mundo empresarial, mas nem todas as empresas compreendem como podem de fato colocar essa estratégia em prática. Entretanto, o que exatamente significa esse termo? Isto é o que vamos explicar a seguir:

O que é essa tal de transformação digital?

Na era da internet, o modo de gerenciamento e atuação de uma empresa mudou. Gestores e colaboradores devem entender que as tecnologias digitais são parte dos novos processos de trabalho.

Neste contexto, surge a transformação digital, que representa a ideia de uma mudança estrutural das empresas. Agora abertas para o mercado digital, as empresas precisam utilizar de novas ferramentas para se adaptarem a um universo cada vez mais conectado.

Pode parecer algo simples, mas há gestores que ainda não compreendem a ideia. Para muitos, investir em uma página na web ou em uma fanpage é o suficiente. Entretanto, é preciso entender que essa mudança vai além do marketing digital. Abraçar novos métodos de atuação em todos os setores de uma empresa é parte desse processo.

Tecnologia nos procedimentos diários

Para compreender melhor como a transformação digital pode ser aplicada em uma empresa, considere a seguinte situação: você está com fome e resolve pedir um delivery. Abre o aplicativo de sua preferência e faz o seu pedido, que chega poucos minutos depois.

Isso é transformação digital em prática no dia a dia. É utilizar da tecnologia para otimizar processos que antes demandavam muito tempo. Sem o aplicativo, seria necessário procurar o telefone do restaurante em uma lista telefônica e então ligar para o local.

O objetivo final desse processo é sempre facilitar as atividades de trabalho e melhorar o desempenho diário no mundo contemporâneo. Um fanpage pode fazer isso ao melhorar o contato do cliente com uma empresa, mas a ideia precisa ir além.

A transformação digital permite que qualquer empresa se adapte com mais facilidade e agilidade ao cenário mutável da atualidade. Entretanto, para isso é necessário entender que há diversas inovações tecnológicas disponíveis que podem auxiliar negócios em processos externos e internos.

Como implementar essa estratégia?

A implementação de uma transformação digital varia de acordo com cada empresa. Inicialmente, um diagnóstico dos processos e necessidades do negócio deve ser realizado. Desse modo, é possível identificar em quais atividades são encontrados obstáculos para seu desenvolvimento.

Em seguida, de forma estratégica, são inseridos no dia a dia dos colaboradores novas ferramentas e soluções digitais. O objetivo é corrigir os erros e superar os obstáculos identificados previamente.

Ainda assim, esta é uma etapa de teste, uma vez que é preciso avaliar se os novos recursos estão ou não alcançando os resultados esperados. Por isso, nessa etapa uma nova avaliação é feita e um novo processo de otimização pode ser iniciado.

Com o tempo, os gestores e colaboradores deverão notar como as ferramentas digitais melhoram processos em geral, ainda que isso gere um esforço de adaptação.

A longo prazo, um negócio estará ainda mais preparado para crescer e pode competir de forma igualitária com outras empresas. Tudo isso sabendo utilizar as ferramentas atuais ao seu favor, o que facilita possíveis processos de adaptação futuros.

Continue em nosso blog, leia também:

Como usar dados para ter novas ideias

O que é Lead Scoring e qual a importância dele para o seu negócio?

 

Deseja receber newsletter?

Declaro ter lido e aceito integralmente os termos e condições da Política de Privacidade.