Dia do Consumidor 2021: o que é e como usá-lo para vender mais

O Dia do Consumidor é uma ótima oportunidade para atrair e reter novos clientes logo no primeiro semestre do ano. Comemorado no dia 15 de março , movimentou nos últimos anos ações de grandes a pequenas empresas do varejo e é considerado uma das mais importantes tanto para a venda online e offline. 

Uma agenda do início do ano tem dados relevantes e bem aproveitada pelo ramo do turismo, devido às férias e ao carnaval. Mas outros setores, como o da saúde, podem utilizar esta época para investir em campanhas de prevenção e cuidado com o bem-estar, por exemplo. Por isso, o Dia do Consumidor não pode ficar de fora do cronograma da sua empresa. 

Caso você esteja se perguntando se esta data é conhecida pelos consumidores, a resposta é sim! Segundo o relatório “Intenção de compra: Dia do Consumidor 2020” feito pelo Opinion Box e Social Miner, 64% dos brasileiros conhecem o dia e deste valor, 53% já popularam promoções para comprar durante este período. 

Quer implementar o Dia do Consumidor nas suas campanhas? Veja como dicas que separamos de como constam-la! 

 

Mas o que é o Dia do Consumidor?

O Dia Internacional dos Direitos do Consumidor teve início em 15 de março de 1962 após um discurso que o presidente dos EUA, John F. Kennedy, realizou. Nele a autoridade destacou-se importantes direitos do consumidor. A data foi celebrada pela primeira vez apenas no dia 15 de março de 1983. Já no Brasil, ela tem ganhado força nos últimos anos e celebra também o Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor no dia 11 de março de 1991. 

Pelo seu crescimento, um dado já foi chamada de “Black Friday do primeiro trimestre” e para aproveitá-la ao máximo, o comércio não realiza apenas um dia, mas uma semana inteira para promover descontos e promoções. É importante ficar atento para não confundir esta celebração com o Dia do Cliente , que é celebrado em 15 de setembro, que também pode ser inserida em seu planejamento estratégico para criar novas ações. 

 

Quais são os principais ligados ao dia?

Para confirmar a importância do Dia do Consumidor para sua estratégia de marketing digital, segundo o relatório do Think with Google, o número de pesquisas na plataforma de busca aumentou cerca de 92% de 2017 para 2018 . Além disso, uma pesquisa realizada pela SimilarWeb mostra que grandes varejjos brasileiros, que possuem lojas online, têm 13 milhões de visitas a mais dias. 

Se você tem um e-commerce, pode comemorar! De acordo com a previsão da consultoria Ebit | Nielsen disponível no site do canalTech , o número das compras online em 2021 devem aumentar 26%, gerando um faturamento de R $ 110 bilhões.

Além disso, alguns fatores podem ajudar na hora de vender. Segundo a pesquisa feita pelo blog da UOL AD_LAB :

  • O valor é um fator determinantes para compra (57%);
  • Uma parte já comprou um produto indicado por um influenciador (54%).

 

O que fazer no Dia do Consumidor e como vender através das campanhas para a data?

  • Tenha promoções - REALMENTE - atrativas

Além de ser um dia onde todos os consumidores estão em busca de produtos com descontos, também há aqueles que vão descobrir a necessidade de comprar certos produtos nesta fase. É um momento para o seu negócio oferecer promoções vantajosas . Por isso, pesquise o que seus concorrentes estão fazendo, veja quais dos seus produtos mais fazem sucesso e que estão em tendência no seu setor.

Também é importante fazer propagandas honestas e claras para que os potenciais consumidores logo detectem que aquilo vale a pena. Uma agência de marketing digital tem um papel essencial nesse processo, pois possui especialistas que sabem a melhor forma de efetuar efetivas e atrair clientes. 

  • Divulgue sua ação

É importante que você use os meios de divulgação disponíveis do seu negócio, como blog, site, redes sociais, aplicativo, envio de sms e e-mail marketing . Por isso, faça um planejamento estratégico tanto de conteúdo quanto de publicar. Assim, é possível, por exemplo, distribuir cupons de desconto durante a semana ou realizar uma campanha de Semana do Consumidor em páginas de mídia .

  • Uma experiência do consumidor é importante

Garantir uma experiência positiva trará fidelização do cliente. Dessa forma, faça um checklist de problemas possíveis que podem acontecer e como você solucionará, veja se você tem um tempo de atendimento preparado, confira se o seu site terá estabilidade para a ação e tire todas as dúvidas dos usuários através das interações online e offline . Por fim, lembre-se-se da pós-venda como a entrega rápida, uma embalagem com diferencial, pesquisa de satisfação e uma política de troca bem definida. 

  • Tenha uma campanha de anúncios personalizada

 Invista em mídia paga neste período. Ela trará novos lidera e pode gerar bons resultados. Cabe à sua agência de marketing digital definir o melhor período de divulgação, definir a escolha ideal, organizar o melhor orçamento, efetuar o levantamento de palavras-chave e definir parâmetros de campanha. 

 Dica bônus: como não perder datas comemorativas? 

  • Separe as datas relacionadas ao seu negócio como Dia Mundial da Audição (03 de março) e Dia do Fonoaudiólogo (09 de dezembro), por exemplo para centros auditivos;
  • Escolha os dados importantes de cada mês como Dia das Mães (9 de maio);
  • Crie seu próprio calendário de marketing antes de um novo ano chegar.

 

3 casos para o Dia do Consumidor

  • Casas Bahia

Com um site cheio de variedades, a Semana do Consumidor Casas Bahia 2021 terá descontos de até 70% e um mês inteiro com promoções voltadas para smartphones.

  • Saldão Semana do Consumidor da Americanas.com

A loja online da Americanas já deu um desconto oferecendo descontos para diversos produtos com até 80% de desconto. Além disso, alguns itens também tinham frete grátis + até 30% de cashback pagando com Ame (conta digital da Americanas). 

  • Magazine Luiza

 Em 2020 a Magazine Luiza também apostou na Semana do Consumidor oferecendo descontos de até 70% e frete grátis para não perder clientes devido ao valor a mais. 

 Com essas dicas, o mês de março pode ser mais uma oportunidade de manter seu negócio. É importante estar sempre alinhada com a sua agência para construir um planejamento e planejamento bem estruturado, assim garantindo bons resultados.

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