Marketing Digital e Saúde: estratégias para fidelizar pacientes

Pedro Henrique

Pedro Henrique
Redator

Com a ascensão das redes sociais e cada vez mais pessoas de todas as idades se tornando adeptas dos aplicativos mais recentes, o marketing digital ganhou espaço não apenas em nas áreas da tecnologia, como também na área da beleza e bem-estar, estética e na área da saúde. Com isso, os profissionais do ramo da saúde começam a entender a importância de investirem em sua presença digital para crescerem em sua área de atuação e sobretudo para atrair e fidelizar pacientes.

Um pequeno consultório ou uma grande rede de clínicas existem com um motivo principal: oferecer aos seus pacientes um ótimo atendimento e garantir a eles a melhor solução para seus problemas. Dessa forma, a fidelização do paciente é essencial para garantir o bom funcionamento de uma clínica ou consultório.

No entanto, com o mercado atual cada vez mais competitivo, ter uma equipe especializada, equipamentos de ponta e um atendimento humanizado é importante, mas para fidelizar os pacientes no meio digital é preciso ir além disso. 

As pessoas vivem conectadas a seus celulares e computadores, de modo que muitas vezes decidem quais serviços usar de acordo com indicações ou com a presença de uma marca ou empresa na internet. O mesmo acontece na hora de escolher um consultório ou clínica para realizar um tratamento ou procedimento. Nesse momento, uma boa estratégia de marketing digital para saúde é fundamental, independentemente do tamanho do consultório. 

 

A importância do marketing na fidelização de pacientes

Fidelizar pacientes é algo que pode levar anos. Trata-se de algo pautado na relação de confiança entre o paciente com seu médico construída por um longo tempo através de diversas formas, sobretudo um bom atendimento e resultados satisfatórios. 

Obviamente, a qualidade do serviço é importante. O paciente precisa se sentir acolhido e bem atendido onde quer que ele esteja. Caso o seu problema seja bem resolvido, ele dificilmente procurará outro lugar para atendê-lo, pois se sentirá íntimo e confiará no serviço na clínica ou consultório.

Entretanto, como este é um processo demorado e as pessoas estão cada vez mais sendo influenciadas pelo que vêem em suas redes de contato, o marketing digital se faz necessário para fortalecer o vínculo entre paciente e profissional de saúde de forma mais ágil. Através de pequenas atitudes que buscam fortalecer a imagem da clínica, do consultório ou até mesmo de um profissional de saúde específico, ocorre o estreitamento dessa relação e o processo de fidelização.

Para isso, é preciso ter uma estratégia de marketing digital bem elaborada, que seja assertiva tanto em seu conteúdo quanto em seu público-alvo, podendo assim fidelizar os pacientes que já possui e também conquistar novos interessados. 

Continue lendo para entender como esse conteúdo deve ser produzido! 

 

Produzindo conteúdo com foco em marketing para saúde

O conteúdo para os meios digitais pode ser divulgado tanto em sites quanto em redes sociais. Entretanto, é bom tomar cuidado! Se o seu objetivo é aprender a como fidelizar pacientes através de uma boa estratégia de marketing, o ideal é conhecer bem os hábitos do seu público antes de começar a desenvolver qualquer produto de divulgação ou informação.

Realizar uma pesquisa com os pacientes que frequentam atualmente a sua clínica ou consultório é a primeira tarefa a se fazer na hora de começar a traçar sua estratégia. A pesquisa o ajudará a construir uma persona do seu público e compreender melhor o que ele busca quando usa internet. Desse modo, você poderá compreender quais são as redes sociais usadas por eles, suas principais plataformas de acesso e o que desejam ler ou visualizar.

Quando falamos de redes sociais para o ramo da saúde, algumas plataformas já estão bem consolidadas, como o Facebook e mais recentemente o Instagram, cujo número de usuários aumenta cada vez mais. É muito provável que seja através dessas redes que seus pacientes estejam buscando informações sobre doenças, tratamentos e problemas de saúde.

 

Criando estratégias para redes sociais

Definidos os canais de mídias sociais, chegou a hora de definir as estratégias para cada um. Isso significa que é necessário produzir conteúdo que promova a interação dos pacientes com as páginas da clínica/consultório nas redes sociais por confiarem no que por elas está sendo dito.

Cada conteúdo deve ser pensado com base na mídia em que será divulgado. O Instagram, por exemplo, é o melhor lugar para a divulgação de publicações com fotos informativas e vídeos, além de stories que precisam informar algo com mais agilidade. Já o Facebook consegue equilibrar melhor os conteúdos de imagem e texto em uma mesma publicação. O ideal é divulgar conteúdos todas as semanas, sempre trazendo algum assunto relevante para o ramo da saúde.

Além das publicações em páginas, há outras estratégias que devem ser levadas em consideração para construir uma aproximação com os pacientes em redes sociais: a criação de campanhas pagas e a interação através de comentários.

As campanhas pagas buscam aumentar ainda mais o alcance do consultório/clínica nas redes sociais. Além de atrair novos pacientes, elas ajudam os clientes antigos a assimilarem o nome de uma clínica, por exemplo, ao determinado ramo da saúde em que ela está relacionada, fortalecendo ainda mais o nome da marca.

Essas campanhas também podem ser segmentadas, garantindo que atinja as pessoas que melhor se enquadram junto ao público da sua clínica tenham contato com a sua propaganda. Um exemplo: suponhamos que você venda aparelhos auditivos no Distrito Federal e seu foco seja o público com faixa etária superior a 55 anos. Suas campanhas então poderão ser segmentadas para o público com essa idade determinada e nessa localidade específica.

A interação nos comentários, por sua vez, visam manter seu paciente próximo de você. O simples ato de responder uma dúvida é importante para estreitar a relação com o paciente, que se sentirá mais importante para a clínica/consultório e poderá se tornar um cliente fiel. Trata-se de uma forma de humanizar ainda mais a comunicação aparentemente fria das redes sociais.

 

De olho no seu site

Obviamente, uma boa estratégia de fidelização não pode ficar limitada às redes sociais. Trabalhar ações de marketing digital no site da sua clínica/consultório também é importante para reforçar os laços com o paciente. Ter uma página própria, com um conteúdo bem explicativo, que exponha de forma eficiente todos os serviços da sua clínica, bem como seus pontos positivos, ajuda a fortalecer sua presença no ambiente digital.

Nessa hora, vale ficar de olho no SEO do seu site. O SEO é o elemento de marketing de conteúdo que vai ajudar a sua página a ficar bem ranqueada nos serviços de buscas como o Google e pode ser trabalhado através de conteúdos relevantes desenvolvidos com base em palavras-chaves importantes para o seu negócio.

Basta produzir conteúdos, principalmente em texto, com palavras-chaves bem selecionadas, para que os mecanismos de busca entendam que a sua página possui relevância sobre determinado tema. Dessa forma, essas plataformas vão começar a ranquear seu site entre as primeiras páginas de uma busca.

Outro ponto importante é lembrar que, tal como ocorre nas redes sociais, é possível criar campanhas pagas e segmentadas para seu site em serviços como o Google, garantindo que ele sempre apareça em buscas específicas. 

Ainda deve-se considerar a possibilidade de criar um site responsivo para sua clínica, ou seja, uma página que se adapta às diferentes telas, como por exemplo, a tela do computador ou do celular. Sites responsivos são melhor ranqueados nas buscas da internet, além de oferecerem uma visualização mais confortável para os pacientes independente da plataforma de acesso que ele utilize.

 

Entre em contato direto pelo e-mail ou WhatsApp

Outro tipo de estratégia que pode ser aplicada para fidelizar cada vez mais pacientes é o uso de e-mails marketing ou conteúdo feitos especialmente para o WhatsApp. Trata-se de uma forma de entrar em contato mais direto com os pacientes e divulgar o conteúdo que tem sido criado, mas que exige um trabalho bem específico.

Para sua realização, é necessário utilizar softwares específicos que enviem, ao mesmo tempo, para um número definido de pessoas, as mensagens desenvolvidas pela equipe de marketing da sua clínica.

Por se tratar de um trabalho muito específico, você pode precisar da ajuda de uma agência de marketing digital para saúde que o auxilie a colocar esse tipo de estratégia em ação. Vale ressaltar que a agência pode ser essencial até mesmo nos passos das outras estratégias aqui citadas e que sua contratação deve ser vista como um investimento que oferecerá grandes retornos para sua clínica no futuro.

Seguindo essas dicas e investindo em algumas dessas estratégias, é possível se aproximar ainda mais dos seus pacientes, fidelizá-los mais agilmente e fortalecer sua imagem perante o ramo da saúde.

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