Gerenciamento de crises: o que acontece após o "cancelamento digital"?

Você já deve ter se deparado com o termo “cancelado” nas redes sociais ou até mesmo já pode ter sido cancelado e não sabe. Esse termo que está em alta há meses, causando transtorno na vida de celebridades e subcelebridades que são julgadas por atitudes que como pessoas consideram ruins. 

No entanto, o cancelamento não acontece somente com as pessoas. Ele pode atingir também empresas e marcas, causando um estrago ainda maior: da mesma forma que a marca pode ser lembrada de uma forma positiva durante um longo período de tempo, ela pode ser lembrada de uma forma extremamente negativa e simplesmente ser destruída por isso. 

Um case interessante para exemplificar uma consolidação de marca é o da Kibon. A marca lançamento uma campanha de palitos chamados “70 anos de felicidade” , onde colocou em circulação um milhão de palitos premiados em todo o Brasil, gerando bastante engajamento e aumento a participação da marca no mercado. Essa campanha foi lançada há 10 anos, e até hoje como pessoas verificam os palitos de seus picolés para checar se há algum prêmio. 

Você já imaginou acontecer isso com a sua marca / empresa, só que de maneira negativa? Com o aumento exponencial da necessidade da presença digital das marcas e a cultura do cancelamento sendo praticamente consolidada nas redes sociais, esse risco se torna cada vez mais possível. 

Uma celebridade que está sentindo isso na pele e que provavelmente vai levar um tempo para alavancar sua carreira novamente é a Karol Conká. A sua participação no Big Brother Brasil 21 com contou momentos tensos que foram julgados pelos espectadores de maneira ruim, gerando grande prejuízo em sua atuação como cantora fora do reality show. 

Mas, agora que a “cultura do cancelamento” está instalada no meio digital, cabe a nós sentido o que irá salvar nos casos isso aconteça com a nossa marca, além de ter uma boa estratégia de marketing digital, é claro. 

Para isso, é importante construir uma estratégia de gerenciamento de crise, que irá cuidar desde a prevenção até a resolução de problemas com sua marca, produto, serviço e conhecida, o esquivando de grandes prejuízos que podem ocorrer. A seguir, te explicamos melhor sobre o que é o gerenciamento de crise e qual a sua importância. 

O que é gerenciamento de crise e qual é a sua importância?

Gerenciamento de crise é o termo que diferencia o conjunto de medidas para lidar com um problema inesperado que pode ser prejudicial à reputação da empresa. Além disso, um bom gerenciamento de crise não resolve o problema apenas quando ele já ocorre ou está ocorrendo, ele deve ser identificado como possível e lidar com elas antes que se tornem um problema efetivo.

Para isso, existem estratégias importantes que podem te ajudar no gerenciamento de crise de sua empresa, sendo ela pequena, média ou grande. Um sucesso de cliente é uma delas. Criada a partir de uma solução traçada por empresas Software as a Service (Saas) a fim de reter mais receita, essa estratégia tem como objetivo fazer com que os consumidores dos seus serviços alcancem sempre os melhores resultados possíveis, prevendo possíveis opções adversas e antecipando como melhores soluções. 

Além desta, existem outras estratégias aliadas do marketing digital que podem contribuir para o seu gerenciamento de crise, como a otimização da experiência do cliente na sua empresa, que te oferecer a melhor impressão do seu negócio ao seu público-alvo, seja com seu serviço, produto ou conteúdo digital. 

No entanto, investir em experiência do cliente não é o bastante para prevenir que a sua marca seja cancelada. O mais importante é entender qual é a sua persona, qual a persona do seu público-alvo e qual a forma mais assertiva de se comunicar com ele a fim de não causar um mal-estar quando ele estiver em contato com o seu conteúdo, e isso só pode ser compilado com a ajuda de uma equipe especializada em digitais , que fará todo o trabalho de branding para você! 


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