Anunciar no Facebook e no Instagram

O Facebook recebe 5 milhões de novos posts todos os dias. E o Instagram tem 250 milhões de usuários ativos, ou seja, aqueles que todo santo dia postam uma foto ou publicam no Instagram Histórias (vídeos curtos que desaparecem automaticamente depois de 24 horas). Como se destacar entre tanta gente?

Com bom conteúdo e estratégia, claro, mas também com patrocínio. Os posts só alcançam maior visualização, e atingem o público-alvo desejado pela empresa, quando são impulsionados. Mas ao contrário da mídia tradicional, não é preciso gastar uma fortuna. Tanto o Facebook quanto o Instagram aceitam patrocínios a partir de R$ 1,00 por dia. Lógico que quanto mais dinheiro for investido, maior será o alcance e melhor será o resultado. Com R$ 10,00, por exemplo, um post no Facebook é visto por 2 a 3 mil pessoas. São clientes em potencial para o seu negócio.

Além do patrocínio de publicações específicas, existem o Facebook Ads e o Instagram Ads, as plataformas de anúncios das redes sociais. A equipe da Media K! Marketing Digital domina todas estas ferramentas e pode ajudar sua empresa a se destacar no meio digital. Para falar conosco, clique aqui.

O QUE É O FACEBOOK ADS?

Ao contrário do gerenciamento de posts, onde o objetivo é buscar público para aquela publicação específica, o Facebook Ads veicula anúncios publicitários tradicionais, com diferentes metas. Estas metas devem ser definidas no momento em que a campanha for criada.

TIPOS DE ANÚNCIOS DO FACEBOOK ADS

 

CONVERSÃO

O objetivo é verificar o índice de conversão dos anúncios. Se é uma propaganda para vender um produto ou garantir o preenchimento de um cadastro (capturar leads), nossa equipe adiciona um pixel que vai mostrar o resultado real da campanha. Será possível saber quantas das pessoas que clicaram no anúncio chegaram à etapa final e fizeram a compra ou preencheram o formulário.

ENVOLVIMENTO

este tipo de anúncio do Facebook Ads oferece três alternativas. A campanha pode gerar envolvimento com o post (aumentar a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos da publicação específica), curtidas na página (aumentar a quantidade de seguidores do perfil e, com isso, tornar maior o volume de pessoas que, no futuro, visualizará os novos posts organicamente, sem a necessidade de patrocínio) ou participações num evento (aumentar a base de interessados num evento, que passarão a receber  notificações sobre ele sempre que houver uma atualização).

RECONHECIMENTO DE MARCA

É a opção ideal para as empresas que desejam se tornar mais conhecidas. Geralmente, é utilizada por marcas que são novas no mercado ou que nunca investiram em marketing. O anúncio busca usuários que tenham relação com os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

LEADS

É o anúncio certo para capturar dados, principalmente e-mails, dos usuários do Facebook. É um investimento para criar um canal de contato permanente entre a empresa e futuros possíveis clientes.  Ele oferece formulários simples que podem ser preenchidos rapidamente. Para incentivar as pessoas a participar, é preciso oferecer algo em troca, como uma aula grátis, um desconto, um brinde na compra de um produto de valor maior ou um e-book.

CLIQUES NO SITE

O objetivo deste tipo de anúncio é convencer os usuários do Facebook a clicarem um botão que os direcionará direto para o site, blog ou loja virtual da empresa.

APPs

O Facebook Ads também oferece um tipo de anúncio que estimula as pessoas a instalarem o aplicativo da sua empresa em seus tablets e smartphones. É a forma mais rápida de garantir a popularização de seus APPs. Quem gosta de novidades está sempre pronto para baixar um aplicativo, ainda mais quando isso não exige nenhum esforço, a não ser clicar no botão do anúncio.

VÍDEOS, IMAGEM E CARROSSEL

Os anúncios podem ser apresentados de diferentes maneiras. O formato padrão é o de IMAGEM e texto. Porém, os anúncios com VÍDEOS estão ficando cada vez mais populares e já recebem mais visualizações orgânicas do que os posts com fotos. Eles podem trazer um botão com opções como “saiba mais”, “assistir mais”, “baixar” ou “comprar agora”. Já o formato CARROSSEL permite usar até 10 fotos ou vídeos, cada um deles com seu próprio link. É possível montar uma historinha, mostrar itens diferentes ou detalhar as funções de um produto.

 

 

TODO MUNDO VÊ OS ANÚNCIOS DO FACEBOOK E DO INSTAGRAM ADS?

Não. Assim como no gerenciamento de posts, o Facebook Ads e o Instagram Ads possuem ferramentas para segmentação do público. As propagandas serão vistas por pessoas que estejam dentro do perfil escolhido pela empresa. É possível definir características como gênero, idade, localização geográfica e interesses. Também é viável criar vários públicos personalizados, de acordo com o objetivo de cada campanha. Ou seja, a empresa não precisa anunciar sempre para o mesmo perfil de clientes.

Existe uma ferramenta chamada PIXEL DO FACEBOOK. Pixel é uma pequena linha de código. Esta sequência de números é vinculada ao anúncio para aprimorar a capacidade de análise do resultado. Ela permite checar a conversão da campanha, ou seja, quantas pessoas, de fato, agiram de acordo com o objetivo esperado. O PIXEL DO FACEBOOK também é utilizado para remarketing, fazendo seu anúncio acompanhar o usuário nos próximos endereços virtuais que ele visitar.

FACEBOOK ADS E INSTAGRAM ADS SÃO DIFERENTES?

As duas plataformas têm muito mais semelhanças do que diferenças. Ambas pertencem à mesma empresa e possuem ferramentas interligadas. Portanto, é possível anunciar só no Facebook ou só no Instagram, mas também é permitido criar campanhas que sejam exibidas nas duas redes sociais ao mesmo tempo.

Você já percebeu que a Media K! Marketing Digital domina as estratégias para anunciar nos meios digitais. As redes sociais disponibilizam estas ferramentas gratuitamente, para todos os seus usuários. Porém, sem conhecimento e experiência, e sem a análise diária das métricas, não há resultado. O dinheiro é gasto em vão.

 

 

Se a sua empresa precisa investir com segurança, se necessita de uma campanha de sucesso, fale com nossos especialistas.

Clique Aqui