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Como apresentar seu relatório de marketing digital?

A transformação digital que sofremos diariamente traz consigo grandes mudanças em relação ao marketing tradicional. Um exemplo muito claro disso é a mensuração de resultados. Mas você sabe como montar um relatório de marketing digital de sucesso? 

O marketing digital é uma área que lida com vários fatores emocionais e psicológicos do consumidor, e tudo isso acontece dentro de um universo virtual. Para alguns leigos, as estratégias utilizadas nesse ramo costumam ser incompreensíveis, e o tanto de informação disponível e que pode ser medida acaba se tornando algo abstrato para quem tem pouca ou nenhuma experiência. 

Porém, é muito importante que esses resultados sejam apresentados para que a empresa verifique se a campanha atingiu o esperado e pense em possíveis estratégias para melhor alcançar seus objetivos. Para ajudá-lo nessa tarefa, vamos mostrar como apresentar um relatório de marketing digital de uma forma bem prática e simples. Acompanhe!

Use ferramentas tecnológicas 

Uma excelente dica para começar é usar ferramentas tecnológicas que ajudem a sua apresentação a ficar mais dinâmica e compreensível. Algumas dessas ferramentas oferecem recursos completos em uma estrutura única, sem a necessidade de montar vários slides diferentes. 

Essas tecnologias também podem ajudar na hora de medir resultados e analisar os dados da empresa. Ao verificar esse retorno, será mais fácil definir o que é importante apresentar em seu relatório. Para coletar os dados, você pode fazer o uso do big data (armazenamento de grandes volumes de informações) — um grande aliado nessa etapa. 

Tenha uma linguagem acessível 

É importante focar em quem lerá o seu relatório e para quem você irá apresentá-lo. Um levantamento produzido para funcionários deve ser diferente do documento apresentado para o time de vendas. Isso porque a linguagem que ambos os públicos estão acostumados é diferente. 

Alguns termos que o marketing utiliza podem ser desconhecidos por outros setores da empresa. Lembre-se: quanto mais baixo é o nível hierárquico dentro da empresa, mais simples deverão ser as imagens, os números, os dados e a linguagem da apresentação. 

Faça uma apresentação esquematizada de dados 

Os dados incluídos no relatório devem fazer diferença para o público em questão, e as informações apresentadas precisam auxiliar o plano de marketing da empresa e ter grande influência na hora de tomar decisões. Por essa razão, a linguagem deve ser sempre adaptada para quem vai assistir a apresentação.

Um exemplo simples é: quando falamos com o time de vendas, não há necessidade de mostrar a taxa de rejeição do site ou o tempo em que o usuário permaneceu dentro da página. Focar nos números para ajudar nas vendas é mais importante do que esses dados que não favorecerão a estratégia de marketing desses profissionais. Para eles, é interessante ficar por dentro da taxa de conversão de leads, tempo médio que o consumidor leva para comprar o produto etc. 

Viu como montar um relatório de marketing digital pode ser simples e prático? Depois de acompanhar e aprender nossas dicas, tente organizar os dados importantes para o seu público e montar a sua própria apresentação: você verá como é fácil medir e mostrar esses resultados para o seu time! 

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