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Marketing para Pequenas Empresas

Por Diego Kanaane :: 0 Comments

Marketing para Pequenas Empresas: Maior Crescimento em Canais de Busca e Mídias Sociais

Marketing Profs - Publicado em 17 de março de 2011


Apesar da falta de investimento em tecnologias de marketing e de pessoal nos últimos dois anos, muitas pequenas empresas estão intensificando os investimentos em canais digitais, como mídias sociais, e pesquisa e publicidade online, de acordo com uma pesquisa feita pela Network Solutions e a Universidade de Maryland’s  Smith School of Business.

Websites são a base do marketing digital para pequenas empresas (empresas com menos de 100 empregados). O estudo constatou que 56% dos proprietários  de pequenas empresas que foram entrevistados dizem que têm um site, até 10 pontos percentuais (PP) (ou 21,7%) em relação aos 46 % do ano anterior.

Enquanto isso, o número de pequenas empresas que estão adotando mídias sociais e buscadores para direcionar o tráfego para websites estão aumentando, de acordo com o levantamento:

• 31% das pequenas empresas já utilizam alguma forma de mídia social, acima de 7PP (29,2%) dos 24% que o fizeram em dezembro de 2009.
• 27% têm um plano de otimização de mecanismo de busca, acima de 8 PP (42,1%) dos 19% que o fizeram no ano anterior.

Nos próximos dois anos,de acordo com o Índice de Pequenas Empresas de Sucesso em uma pesquisa com 500 donos de pequenas empresas, é esperado que as mídias sociais sejam o canal de marketing de crescimento mais rápido -  com  níveis de aprovação aumentando para 46%, até 15PPs(48,4%) dos níveis atuais.

A publicidade online também é uma prioridade para os próximos dois anos:

• 54% das pequenas empresas esperam usar anúncios on-line em diretórios públicos/ industriais no prazo de dois anos, até 17 PP (45,9%) dos níveis atuais.
• 30% das pequenas empresas esperam utilizar publicidade online, até 9 PP (42,8%)dos níveis atuais.

Da mesma forma, em dois anos, 36% das pequenas empresas esperam ter um plano de otimização de mecanismo de busca, até 9PPs (33,3%) dos níveis atuais.

Canais de Mídia Social

Entre as pequenas empresas que utilizam mídias sociais, mais de um quarto (27%) tem presença no Facebook, acima de 10 PP (58,8%) de seis meses antes. O uso do LinkedIn mais que dobrou no mesmo período, de 8% em junho de 2010, para 18% em janeiro de 2011.

O papel da mídia social mudou em relação ao ano passado: Envolver os clientes existentes (63%) tem assumido uma maior visibilidade (ante 46% referente ao ano anterior), enquanto a atração de novos clientes (59%) através de mídias sociais é um pouco menos importante se comparado ao ano anterior (61%).

As pequenas empresas estão cada vez mais se beneficiando de uma maior colaboração por meio de tecnologias sociais, tanto dentro (31%) quanto fora (44%) da organização.

Aumentam da Fidelidade com Mídias Sociais

Mais de três em cinco (63%) das pequenas empresas usando mídia social dizem que a utilização de canais sociais tem melhorado a fidelidade dos clientes, permitindo-lhes uma comunicação mais direta com os mesmos, enquanto 56% dizem que o marketing social tem usado mais tempo do que o esperado.

Cerca de 40% dizem que a mídia social tem permitido as pessoas comentarem sobre o seu negócio, contra 17% que disseram o mesmo um ano antes. Apenas 5% dizem que a mídia social tem atrapalhado mais do que ajudado quanto à imagem da empresa por causa de comentários negativos.

A linha de fundo

Olhando para os últimos 12 meses, 25% dos proprietários de pequenas empresas disseram que a utilização de mídias sociais tem sido rentável (contra 22% no ano anterior), enquanto 15% disseram que perderam dinheiro (contra 19% um ano antes), e 46% disseram que houve um equilíbrio (vs. 53% no ano anterior).

Mídia Social via Aparelhos Móveis

Os dispositivos portáteis desempenham uma função na participação de algumas pequenas empresas dentro das mídias sociais:
• 47% dos donos de pequenos negócios que participam de mídias sociais disseram ter respondido aos comentários nesses sites através de dispositivos móveis
• 47% utilizam dispositivos móveis para enviar mensagens de texto aos clientes.
• 36% enviam atualizações de status via dispositivo móvel.
• 35% revisam o conteúdo das mídias sociais para o seu negócio através do celular.

Marketing Móvel: ainda uma Nova Fronteira

A maioria dos proprietários de pequenas empresas estão cientes das diversas atividades do marketing móvel, como o envio de mensagens de texto aos clientes sobre promoções (73%) e anúncio da empresa em sites de busca (68%), mas poucos têm adotado essas tecnologias, 9% e 19 %, respectivamente.

Aumento de Funcionários

Enquanto a economia se recupera, 28% das pequenas empresas disseram que planejam contratar mais funcionários em 2011, citando a expansão dos negócios (73%) como a principal razão. Cerca de 32% disseram que estão contratando mais pessoas para reduzir as cargas de trabalho do pessoal existente, que estão com muitas tarefas acumuladas.

Sobre os dados: A pesquisa com proprietários de 500 pequenas  empresas dos EUA (com menos de 100 trabalhadores) foi conduzida pela Network Solutions e a Universidade de Maryland’s Smith School of Business, em janeiro de 2011. As pequenas empresas que participaram do estudo eram de propriedade privada (não negociadas publicamente), para fins lucrativos, com menos de 100 empregados, que possuem  folha de pagamento ou contribuem com, pelo menos, 50% dos rendimentos da renda familiar do proprietário.

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