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O que é a posição zero do Google? É possível alcançá-la?

A internet é um espaço repleto de oportunidades — e isso não é novidade para ninguém. O mercado, porém, é muito competitivo, e se destacar nos motores de busca é fundamental para atrair tráfego, gerar leads e clientes. Mas, se alcançar os primeiros resultados já uma tarefa árdua, imagine chegar à posição zero do Google!

A posição zero do Google ou Featured Snippets, como também é chamada, é um resultado orgânico de pesquisa que aparece em destaque acima da posição um. O que o torna tão especial, além do espaço privilegiado no topo, é que fragmentos do conteúdo da página como tópicos, imagens e tabelas são exibidos, além da URL que também é destacada.

Como você pode imaginar, não é nada simples alcançar essa posição. São necessários grandes investimentos em SEO (Search Engine Optimization) e produção de conteúdo de qualidade que consiga se manter relevante por longos períodos. Abaixo, você confere algumas alternativas para colocar o seu negócio nessa famosa posição. Acompanhe:

Descubra a melhor palavra-chave

O primeiro passo de uma boa produção de conteúdo na web é a pesquisa de palavras-chave. No caso dos Snippets, em especial, as long tail (com seis ou mais palavras) têm mais chances de apresentá-lo, pois são mais específicas e levam o usuário exatamente aonde quer chegar.

Outra dica é criar respostas rápidas e diretas dentro de parágrafos curtos para as possíveis perguntas como “o que é”, “como”, “quem foi”, afinal de contas essa é a função da posição zero do Google: apresentar a resposta mais relevante dentro dos resultados da busca. Gráficos, listas e imagens que auxiliem o conteúdo também são uma ótima opção!

Capriche no título

Um título claro e atraente pode fazer toda a diferença no posicionamento das buscas e, principalmente, no CTR (taxa de cliques). Sua importância, portanto, não poderia ser menor para o snippet.

Aposte em títulos instigantes com 8 a 16 palavras ou entre 55 e 67 caracteres. Ele deve despertar a curiosidade ou prometer a solução de uma dúvida ou problema de forma simples. E, claro, não se esqueça de incluir a sua palavra-chave!

Produza conteúdo de qualidade

Você não vai chegar a lugar nenhum na internet sem entregar um conteúdo de valor aos seus visitantes, muito menos no Featured Snippets. Se você não tem tempo para desenvolver ou prefere não tocar a criação de artigos ou vídeos do seu site, invista em uma produção confiável com pessoas capacitadas.

Aqui, cabem todas as exigências de uma boa estratégia de marketing digital, como pesquisa, definição de persona, linguagem adequada, formatação eficaz e atualização. O importante mesmo é entregar algo que seja realmente útil para o seu público.

Trabalhe seus links

Uma excelente forma de melhorar o rankeamento é trabalhando o linkbuilding. Dentro do seu próprio conteúdo você pode criar links e referências para outras postagens do seu site. Isso faz com que as visitas durem mais tempo e o usuário pode te conhecer melhor a partir das suas próprias sugestões.

Outra alternativa extremamente poderosa é trabalhar com links externos, principalmente os de sites respeitados. Se uma página com muita autoridade aponta para a sua. Isso sim pode te ajudar (e muito!) a chegar à posição zero do Google, e o jeito mais rápido de conseguir isso é por meio de parcerias.

Use a formatação adequada

Existem padrões no Featured Snippets que você pode empregar no seu post para facilitar a exibição caso ela aconteça. O bloco geralmente apresenta três formatos: resposta breve e informativa em pequenos parágrafos, listas numeradas ou tabelas.

Abordagens interrogativas (quando, quem, o que etc.) surgem na maioria dos snippets destacados. O ideal é que a resposta esteja clara em um parágrafo, e este preferencialmente abaixo do cabeçalho da pergunta. Também vale dar uma espiada na concorrência para garantir que a sua resposta seja a mais clara e completa disponível.

Conquistar a posição zero do Google é possível por meio de um excelente trabalho de SEO e, para mantê-la, só mesmo oferecendo uma solução atualizada que continue gerando valor por muito tempo. O conteúdo de qualidade continua sendo a grande chave do sucesso!

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