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Landing page: 3 dicas práticas de como aumentar a conversão

A estratégia de landing page é uma das mais utilizadas durante o procedimento de otimização de uma página online. Trata-se do acesso por meio de uma página de destino, na qual o visitante será atraído.

Elas são muito úteis em estratégias de Marketing Digital, já que costumam gerar taxas altas de conversão e leads.

Pensando nisso, neste artigo vamos apresentar algumas informações sobre landing page e como funciona esse recurso. Acompanhe a leitura!

O que é landing page?

O termo landing page, também conhecido como página de aterrissagem ou página de destino, é usado para se referir a uma página virtual que tem como intuito fazer a conversão, ou seja, transformar o tráfego em leads, em oportunidades e vendas.

Essas páginas capturam informações sobre os usuários por meio da apresentação de uma oferta. Assim, a landing page busca motivar e convencer o internauta a passar as suas informações pessoais, como nome e e-mail. Como meio de troca, ele recebe um material, como um e-book ou uma informação mais detalhada sobre um assunto, por exemplo.

Quais são as práticas que aumentam a conversão?

Existem alguns fatores que ajudam uma landing page a aumentar a sua taxa de conversão e gerar mais leads para a empresa. Vamos ver, a seguir, 3 exemplos:

1. Ofereça conteúdo relevante

Apresente um conteúdo atrativo e que desperte a atenção do público-alvo. Ele pode ser simples e direto, mas deve ter um apelo e palavra-chave atrativos. Faça com que o usuário sinta curiosidade para obter a oferta e incentive-o a consumir aquilo que está sendo oferecido.

2. Pense em um bom design

Aposte em um design chamativo e profissional e que atraia a atenção dos visitantes. As informações devem passar aos usuários o propósito da página. Use imagens e vídeos com espaços em branco, cores e contrastes estratégicos que passem uma mensagem direta e definida, que apresentem a proposta da oferta.

3. Crie um CTA claro e objetivo

O CTA — Call To Action — deve ter uma mensagem clara e objetiva, já que ele é responsável por guiar o usuário a tomar uma atitude dentro daquela página. Ele leva o usuário para um nível mais específico do funil de conversão.

Geralmente ele vem representado por um link ou botão envolto em cores de destaque e com verbos em tons no imperativo que levam o visitante a fazer uma próxima ação.

O que são os testes A/B para landing page?

Os testes A/B são ferramentas que testam diversas possibilidades de uma página e conseguem identificar as partes em que é necessário fazer uma melhoria.

Assim, trata-se de uma forma de otimizar uma landing page, por meio da análise estatística das páginas, das taxas de conversão e dos elementos que promovem o tráfego do website. Dessa forma, se consegue chegar àquela página que traz mais vantagens e possibilidades de atrair o usuário.

Como realizar um teste A/B?

Ele parte da análise da versão A e quais são as chances de ela conseguir converter mais do que a B. Assim, os testes A/B ajudam a criar duas versões e verificar qual delas é a mais otimizada e conseguirá atrair mais o público.

Assim, o processo é feito por meio da realização de uma cópia da atual landing page original — ela é a versão A.

A partir daí, o conteúdo — cores e tamanhos de textos e imagens, layout, CTA etc. — é editado até chegar a versão livre chamada de B, que é o modelo novo a ser testado.

Ela deve ser publicada e, após alguns dias ou semanas, as estatísticas são consultadas e, assim, saber qual foi a versão vencedora, a mais otimizada e que atraiu mais tráfego e gerou mais conversões. Essa deve ser a landing page que deve ficar no ar.

Então, como vimos, landing page é a página otimizada que possui os elementos que geram conversão dos visitantes em leads e oportunidades. A sua importância é essencial para campanhas de Marketing Digital, já que tem elevadas taxas de conversão.

Você adota essas técnicas na sua landing page? Já realizou ou tem dúvidas sobre como fazer os testes A/B? Deixe um comentário no post!

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