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Jornada de compra: o que é e por que deve ser compreendida?

A jornada de compra é um dos pilares de uma estratégia de marketing digital bem sucedida e compreendê-la é essencial para produzir um conteúdo eficaz e voltado aos resultados de qualquer negócio.

Desde que a Internet passou a ocupar um espaço de maior protagonismo nas pesquisas e decisões de compra de clientes em potencial, nota-se a necessidade de uma comunicação menos agressiva e invasiva, mais voltada a um diálogo de qualidade com o público.

Para que esse público se torne cliente de fato e o conteúdo de sua empresa seja considerado relevante, realizando conversões qualitativas, é importante definir e seguir a jornada de compra.

O que é jornada de compra?

Nada mais é do que um modelo, por meio do qual é possível definir o estágio comercial em que o cliente se encontra. Para isso, é necessário entender os hábitos de consumo e as buscas do público para compreender suas necessidades e entregar conteúdos de relevância, que ajudem a conclusão do negócio.

A jornada é dividida em quatro etapas:

  1. Aprendizado: o cliente em potencial ainda não sabe ou não percebeu que tem um problema;
  2. Reconhecimento: por meio de pesquisas e ao encontrar as informações certas, ele passa a entender que enfrenta um problema ou uma necessidade;
  3. Consideração: com isso em mente, ele busca soluções, analisando as opções disponíveis no mercado e considerando a que se mostra melhor às suas questões e necessidades;
  4. Decisão: é chegado o momento da decisão de compra, uma vez que a pesquisa foi concluída.

Esse ciclo exige paciência por parte da empresa, mas traz recompensas e ajuda a guiar o consumidor em potencial pelas etapas de funil, que se encaixam no processo da jornada de vendas e colaboram para que o seu negócio produza conteúdo de acordo com cada fase comercial na qual se encontra o público, considerando o topo, o meio e o fundo de funil.

A importância de compreender a jornada

A busca pelo sucesso de um negócio, cada vez mais, passa pela atenção a essas etapas, pois é por meio delas que se estrutura um canal de comunicação de qualidade com o seu público.

Entender a jornada de compra dos seus clientes em potencial fará com que o seu conteúdo seja criado de acordo com os desejos, anseios e necessidades dessas pessoas. Isso acarretará valor a sua marca e relevância aos olhos de quem busca soluções, além de auxiliar na tomada de decisão de quais conteúdos produzir.

Seguindo esses passos, é possível realizar um trabalho direcionado e, portanto, com mais chances de produzir leads de qualidade e uma relação duradoura entre empresa e consumidor.

Da estratégia às vendas

Para que todo esse processo funcione, é essencial que haja, por parte da empresa, um planejamento focado e a construção de uma estratégia que siga as informações obtidas no entendimento da jornada.

Para tanto, o seu negócio deve coletar e mensurar dados e transformá-los em ações junto aos clientes. Assim, será possível identificar o momento da venda, garantir um relacionamento próximo com o consumidor, personalizar o contato e humanizar o negócio, otimizar a gestão e aumentar a produtividade.

Lembre-se que esse é um modelo que segue uma fórmula, o que facilita todo o processo de mensuração e permite que alterações sejam feitas de acordo com o que a sua empresa almeja em termos de resultados.

É conhecendo intimamente o seu cliente que você será capaz de produzir um marketing de conteúdo realmente eficaz e voltado ao seu público! E é por esse motivo que entender a jornada de compra se faz essencial no universo digital. Bacana, não?

Agora que você entendeu melhor essa questão, que tal ler sobre o funil de vendas para otimizar ainda mais os seus processos e aumentar suas taxas de conversão?

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