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Estratégia digital: como definir o funil de vendas do meu negócio?

O funil de vendas é um dos processos mais importantes quando falamos de um marketing de atração bem executado. Ele é o conjunto de passos que a sua empresa precisa para dar suporte à jornada de compras dos potenciais clientes, gerando leads qualificados e resultados para o seu negócio!

É muito importante que o funil de vendas seja devidamente organizado e preparado de acordo com as necessidades do seu público e os objetivos da sua empresa. Ele deve ser totalmente previsível e escalável, de modo que você consiga mensurar e coletar dados de cada uma de suas etapas.

Quer saber mais sobre o processo e como colocá-lo em prática? Então, acompanhe as informações deste post!

As etapas do funil

O funil de vendas costuma ser dividido em quatro etapas. São elas:

  1. Aprendizado: quando o cliente em potencial ainda não sabe que tem um problema. É o seu conteúdo que deve despertar nele a necessidade de solucionar alguma questão;

  2. Reconhecimento: aqui, o cliente já percebeu que deseja resolver um problema ou que encontrou uma boa oportunidade de negócio. A partir desse reconhecimento, ele começa a fazer pesquisas para encontrar a melhor solução;

  3. Consideração: é a hora de avaliar a melhor opção para a solução do problema. Aqui, vale criar no cliente em potencial a sensação de urgência, para que ele tome uma atitude e chegue ao final do funil;

  4. Decisão: é chegada a etapa final do funil de vendas, quando o potencial cliente é convertido em comprador e finaliza o negócio  após levar todas as opções em consideração e escolher a que mais agrada e que traz sensação de confiança.

Como definir o funil de vendas

Algumas dicas são ótimas para que o seu processo de definição do funil de vendas seja eficiente e produtivo. Veja como colocá-las em prática:

Conhecendo o seu público

Saber quem é o seu público-alvo é uma das primeiras e mais essenciais fases na hora de construir o funil de vendas. Ele deve, afinal, ser totalmente voltado a essas pessoas. Para saber a abordagem que deve seguir, a sua empresa precisa conhecer os anseios e questões dos clientes em potencial, além de entender os seus próprios objetivos com o negócio.

Definindo o topo do funil

Esse é o primeiro contato do cliente com a sua empresa e deve, portanto, instigar o público a mergulhar na experiência que você construiu online. Ofertas, cadastros, apresentação de conteúdo… Tudo isso vai ajudar o cliente a seguir adiante no funil.

Sua estratégia deve estabelecer de que maneira o cliente vai iniciar esse contato. Para isso, é interessante pesquisar os planos de ação das empresas concorrentes e entender de que forma o público-alvo chega até elas.

Organizando informações

Atente-se ao excesso ou à falta de informações em cada etapa do funil de vendas, de modo que não falte conhecimento para engajar o cliente ao longo do processo. Defina em qual parte você precisa concentrar mais esforços, levando em consideração que o topo e o fundo são os lugares mais significativos.

No topo do funil, você precisa produzir uma comunicação relevante, que mostre ao cliente que ele tem um problema e desperte a vontade de seguir adiante. No fundo do funil, é hora de fazer com que ele feche negócio. Você já deve ter provado que é confiável e conhecedor da solução que está oferecendo.

Quando o plano vira ação

Após estudar essas informações e definir uma linha de ação, é chegada a hora de colocar seus projetos em prática. Já deu para perceber o poder de um funil de vendas bem construído para os resultados do seu negócio, certo?

Por isso, vale pensar na possibilidade de contratar uma empresa especializada para realizar o processo do funil de vendas. Uma agência externa que trabalhe com isso será capaz de maximizar os resultados, aliviar o acúmulo de tarefas da sua área de marketing e executar cada etapa com know-how, minimizando as chances de erros e evitando gastos desnecessários.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e vamos conversar!

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