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Conheça 6 principais ferramentas de palavra-chave

Quem não aparece no Google, hoje, é invisível para a Internet. Soa um pouco exagerado, mas a gigante das buscas domina mais de 96% das pesquisas no Brasil, sendo o principal meio disponível para levar pessoas ao seu site. E para garantir que um conteúdo seja encontrado pelo público desejado, é preciso conhecer e utilizar as ferramentas de palavra-chave.

Os mecanismos de busca varrem a Internet mapeando links e identificando termos de destaque a fim de interpretar o assunto de cada página e agrupá-las em índices. Quando alguém faz uma busca, as palavras digitadas são usadas para identificar o conteúdo mais relevante disponível e garantir a eficácia da pesquisa.

Resumindo: se você quer ser encontrado, vai precisar escolher as palavras certas para o seu conteúdo (os termos que a sua persona provavelmente está buscando) e, neste post, você vai conhecer as principais ferramentas utilizadas para essa etapa pra lá de importante na sua estratégia de Marketing Digital. Acompanhe!

1. Google Keyword Planner

Ferramenta gratuita do Google AdWords que apresenta sugestões de palavras-chave de acordo com o padrão de busca dos usuários. É uma das principais soluções utilizadas, apesar de apresentar algumas limitações em relação às demais.

Além das sugestões de palavra-chave, o Keyword Planner exibe dados sobre os termos buscados, grupos de anúncio, volume de pesquisas e o valor estipulado do lance no AdWords. É eficiente e simples de usar, porém, as informações sobre volume de pesquisa são limitadas e não é possível fazer análises ou comparações com páginas concorrentes.

2. SEMrush

Plataforma respeitada mundialmente, o SEMrush oferece as principais funcionalidades do Keyword Planner e muito mais, porém, sua versão gratuita limita a quantidade de pesquisas diárias e o número de palavras-chave sugeridas.

Ele exibe os sites com melhor ranqueamento orgânico para determinada palavra-chave e os anúncios ativos no AdWords. Também permite analisar o domínio dos seus concorrentes e as palavras-chave que mais ranqueiam para os seus sites, além de estimar a competitividade dos termos buscados através de um sistema de pontuação.

3. Keywordtool.oi

Familiar ao preenchimento automático do Google, essa ferramenta apresenta sugestões a partir do termo pesquisado. Com ela, você pode fazer análises específicas para diferentes buscadores, como Bing, Amazon, App Store ou YouTube.

As sugestões são apresentadas em ordem alfabética dentro de frases que deram origem à pesquisa, tornando a análise mais rica. O seu grande atrativo é a interface intuitiva muito fácil de usar. No entanto, alguns recursos como volume de pesquisa, concorrência e custo médio por clique só estão disponíveis na versão paga.

4. Übersuggest

Apesar de não oferecer dados numéricos, o Übersuggest é muito útil para identificar nichos de mercado na Internet. Uma das suas promessas é apresentar palavras-chave que não aparecem no Keyword Planner.

As sugestões apresentadas surgem em uma longa lista com palavras relacionadas em cada campo. O seu destaque está na análise de resultados para as diversas abas do Google (Imagens, Vídeos, News e outros) e a opção para baixar os resultados em uma planilha. São poucas funcionalidades em relação aos outros serviços, mas é totalmente gratuito!

5. Moz

É uma das ferramentas de palavra-chave pagas, desenvolvida por uma respeitada empresa especializada em SEO. Possui um arsenal completo para esse tipo de serviço, mas não é muito barata e as estimativas de volume e competição podem ser imprecisas para o Brasil.

Além de oferecer todo o suporte necessário para escolha das palavras-chave, o Moz também pontua os termos dentro de uma escala para determinar a sua dificuldade de ranqueamento. Há um plano gratuito com duas únicas pesquisas diárias e versão de teste disponível por 30 dias.

6. WordStream

É uma opção muito popular, principalmente por oferecer frases de cauda longa mais variadas que as apresentadas pelo Keyword Planner. As métricas mais relevantes, entretanto, só estão disponíveis em sua versão paga.

Sua interface é amigável e suas funcionalidades permitem encontrar nichos de mercado vantajosos, embora a variedade de recursos seja limitada em comparação com os concorrentes.

Essas são as principais ferramentas de palavra-chave utilizadas atualmente, mas existem muitas outras disponíveis, tanto gratuitas quanto pagas. Procure testar várias delas até encontrar a que melhor atenda às necessidades do seu negócio.

Quer continuar aprendendo? Então, entenda agora como aumentar sua visibilidade on-line!

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