,

Como melhorar o tempo de carregamento do site?

Em 2010 o Google revelou que a velocidade de abertura das páginas era um dos diversos critérios utilizados em seu ranqueamento. Se antes o tempo de carregamento do site era uma preocupação do setor de UX (User Experience), hoje ele é um fator essencial também para o SEO (Search Engine Optmization).

No Brasil, em especial, o problema ganha um obstáculo a mais. Um relatório divulgado pela Akamai, em 2016, comparou a velocidade da internet entre 242 países e o Brasil ficou na 87ª posição! Vale lembrar ainda que a grande maioria dos acessos atualmente parte de celulares smartphones sujeitos a conexões muito mais instáveis.

As pessoas querem soluções rápidas para os seus problemas. Segundos a mais no tempo de carregamento do site podem custar visitantes, leads e clientes! Ou seja, o seu site precisa rodar o mais rápido possível e, neste post, você vai conferir algumas dicas que podem lhe ajudar a fazer isso. Acompanhe!

Otimize as imagens

Qual o sentido de usar uma imagem de 1920 pixels num quadrante de apenas 300 pixels? Pois é o que mais se vê por ai! As imagens são importantes para capturar a atenção do usuário, mas se demoram muito para carregar, o efeito é o oposto e pode até fazê-lo desistir do seu site.

Editores como o Photoshop já são equipados com ferramentas de otimização para internet como a função “Exportar para Web”, mas também existem muitos serviços online gratuitos e plug-ins (WordPress) que redimensionam imagens sem comprometer a qualidade final.

Use vídeos externos

Os vídeos têm um poder de engajamento espetacular e podem ajudar muito o seu negócio a crescer na internet, porém, carregá-los diretamente no seu site pode deixar a sua página muito pesada, além de consumir uma boa fatia da sua hospedagem.

O ideal é fazer o upload dos seus vídeos em plataformas externas, como o YouTube ou Vimeo, e anexar apenas os links em seu site. Dessa forma o vídeo só será carregado se o usuário clicar sobre ele e ainda ficará disponível nas redes sociais, gerando tráfego para o seu site. É muito mais vantajoso!

Habilite o cache do navegador

Quando você acessa um site, todo o conteúdo exibido é baixado temporariamente no seu dispositivo até você sair dele. Entretanto, o cache do seu navegador pode manter esses arquivos salvos para acelerar o carregamento da página em suas próximas visitas.

Existem diversos plug-ins no WordPress que podem habilitar essa função no seu site como o W3 Total Cache, o mais recomendado pelas empresas de hospedagem. Algumas plataformas já oferecem esse tipo de função integrada, dispensando ajustes adicionais.

Reduza os redirecionamentos

Muitas vezes, é necessário redirecionar uma URL para outra ao carregar uma página. É um procedimento muito usado para rastrear links, corrigir endereços ou apontar o novo local de um conteúdo.

O problema é que esse “desvio” acaba afetando o tempo de carregamento do site. Existem plug-ins que podem ser usados para gerenciar redirecionamentos, mas o importante mesmo é evitá-los sempre que possível.

Revise o código do site

É possível otimizar o seu site simplificando o código CSS, javascript ou HTML, reduzindo informações desnecessárias como quebra de linhas, espaços e comentários que não interferem no funcionamento geral das páginas.

Não é recomendado que esse tipo de procedimento seja feito manualmente, pois há riscos de comprometer gravemente a estrutura e o funcionamento do site. Existem ferramentas para isso, mas é claro que se você pretende ter um desempenho de ponta, será necessário contratar uma agência ou profissional especializado.

Faça testes

Muitas ferramentas podem lhe ajudar a analisar a velocidade das páginas do seu site de uma forma mais precisa. A mais popular entre elas é a solução da Google PageSpeed Insights, que realiza uma análise da velocidade e da experiência do usuário no mobile e no desktop.

Existem muitas outras técnicas e soluções disponíveis para melhorar o tempo de carregamento do site da sua empresa ou seu blog, mas de uma maneira geral “menos é mais” quando o assunto é desenvolvimento web nos dias de hoje. Simplifique o seu site e você terá muito mais resultados!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe este post com seus amigos. Pode ser que as dicas sejam úteis para eles também. Até a próxima!

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

-->