,

Como mapear a jornada do consumidor mobile? Entenda aqui!

A jornada do consumidor é uma ferramenta que ajuda a entender e mapear o comportamento de possíveis clientes até o momento de compra. É uma das principais responsáveis pelo aumento das taxas de conversão de uma empresa.

Entender o seu conceito é importante para traçar estratégias de marketing digital eficientes. Isso porque, ela ajuda a direcionar melhor o conteúdo e definir a melhor maneira de transformar um potencial cliente em buyer persona.

O mesmo pode e deve ser feito com o conteúdo publicado em formato mobile. Saiba como fazer esse mapeamento e fidelizar clientes.

Elabore personas

As personas representam o comprador ideal de uma empresa, o que envolve idade, sexo, comportamento, gostos e objetivos. São personagens semi-fictícios que ajudam a direcionar melhor as estratégias de marketing e a produção de conteúdo. Isso é feito com base em análises de dados reais do público de determinada empresa, levando em conta as experiências anteriores com clientes reais.

Elaborar personas é essencial para entender a jornada do consumidor e mapeá-la com base nas etapas do funil de vendas. Dessa forma, é possível definir o tipo de conteúdo que será produzido, a linguagem, a abordagem e o interesse do público no serviço ou produto de uma empresa. 

Construa uma metodologia

Metodologia é o estudo de métodos ou caminhos utilizados para chegar a um determinado fim. Em relação à jornada do consumidor mobile, o objetivo é influenciar na decisão de compra. Então, ela deve ser pensada na tentativa de compreender as necessidades do cliente e, nas formas de fazer com que determinado produto ou serviço seja mais atraente do que o da concorrência.

É preciso considerar quatro etapas essenciais para elaborar estratégias de marketing adequadas para cada uma. São elas: aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão. Elas estão relacionadas às etapas de funil mencionadas acima e, ajudam a definir as melhores formas de demonstrar propriedade sobre determinado assunto. Além de fidelizar clientes com base na confiança.

Entre os pontos a serem analisados estão o comportamento do consumidor, os termos pesquisados em mecanismos de buscas e o conteúdo mais aceito. Com isso em mente é possível traçar métodos e entender de forma detalhada a jornada do consumidor mobile.

Esteja sempre atento às mudanças

Estratégias de marketing digital eficazes precisam ser constantemente atualizadas. As necessidades dos consumidores e usuários sofrem alterações contínuas. Por isso, fique atento a essas mudanças para adaptar o conteúdo e a forma de fazê-lo chegar aos clientes.

Produzir conteúdo com frequência também ajuda a manter o tráfego em um site, atrai mais pessoas e permite que sejam feitos mais estudos de comportamento, com base nas páginas acessadas.

Com o crescimento do número de usuários mobile e as inovações cada vez mais rápidas, é preciso estar sempre atento às mudanças e garantir que o seu conteúdo esteja alinhado com o comportamento deles. Isso garante que a jornada do consumidor se mantenha atualizada e satisfatória.

Invista em sites responsivos

Sites responsivos são aqueles que adaptam o layout de acordo com a tela em que estão sendo exibidos. Portanto, facilita a visualização do usuário mesmo que ele esteja usando o celular ou algum tablet.

Assim, a navegação do usuário dentro de um blog ou site se torna simples e rápida. Mais páginas sendo acessadas significa entender quais assuntos geram interesse, quais links geram maior número de cliques, qual o caminho percorrido dentro do site etc. O mapeamento da jornada do consumidor pode ser feito com mais eficácia e riqueza de detalhes.

É essencial se atentar para essas estratégias, uma vez que o mobile-commerce vem crescendo consideravelmente. Segundo pesquisa feita pela Opinion Box, mais de 84% dos brasileiros já compram serviços pelo smartphone. Só em 2017, 1/4 das vendas de e-commerce no Brasil se deram via dispositivos móveis.

Entender a jornada do consumidor e aprender a mapeá-la representa estratégias de marketing mais direcionadas e produtivas. O que resultará em ganhos significativos na taxa de conversão de sua empresa.

Agora que você já sabe como mapear a jornada do consumidor mobile, aprenda como apresentar o seu relatório de marketing digital e mostrar resultados para o seu time!

Sem comentários ainda.

Deixe um comentário

-->