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4 motivos para investir em segmentação de leads

As campanhas e ações de marketing são melhor direcionadas quando se sabe quem se pretende atingir. Quanto mais específico o público, maiores são as chances de ser ouvido e impactar com a mensagem. Nesse sentido, a segmentação de leads é uma parte muito importante desse trabalho, classificando os potenciais clientes e otimizando a prospecção. 

Essa tarefa tem o objetivo de agrupar os clientes ideais para cada tipo de produto ou serviço. Isso acelera o processo de vendas e pode gerar bons negócios, já que visa o benefício de ambas as partes, ou seja, lucro para quem vende e satisfação para o consumidor. 

Veremos agora a importância da segmentação de leads e algumas dicas para ter sucesso com essa atividade. Continue a leitura!

O que é a segmentação de leads?

Essa tarefa vai classificar os consumidores que já demonstraram interesse em alguma oferta da sua empresa, atribuindo pontos para certos comportamentos a fim de identificar quais têm mais chances de fechar negócio. Com isso, será possível diferenciar quem tem reais intenções de compra de quem ainda está se decidindo e buscando mais informações. 

Assim, o departamento de marketing pode pensar em formas mais específicas e direcionadas para cada tipo de lead. Isso economiza o orçamento, diminui o ciclo de compras e otimiza o alcance e a efetividade das suas campanhas, além de aumentar a taxa de conversão de leads em clientes.

Como fazer a segmentação de leads?

Primeiro, é necessário obter os dados desses potenciais clientes, que podem ser conseguidos por meio do preenchimento de formulários para alguma oferta especial, inscrições em newsletters, análise de perfil dos atuais clientes e pesquisas de seu histórico de compras. A observação de certos padrões vai ajudar a decidir quais são as áreas mais interessantes para investir e qual o melhor formato para a entrega da mensagem.

Veja algumas formas de realizar essa operação e segmentar a sua base de leads:

1. Canal de marketing de origem

É muito importante saber de onde aquele lead chegou até o seu site, assim determinando a efetividade do canal de marketing e a intenção de compra. Se um usuário veio de uma rede social, por exemplo, ele pode não estar tão interessado no que você vende, pois, esse não é o caminho comum para se fazer compras. Por outro lado, quem pesquisou em um site de busca pode já estar mais inclinado a comprar. 

2. Engajamento

O nível de envolvimento e participação dos potenciais clientes com seus materiais também é fator de classificação, afinal, não adianta ter muitos leads se não há interação com sua companhia.

Eles receberão mais pontos de acordo com a frequência e quantidade de cliques nas suas mensagens e links, bem como as curtidas e comentários nos posts nas redes sociais, pois isso demonstra que eles têm um maior envolvimento e, consequentemente, maior intenção de fechar com seu negócio.

3. Materiais consumidos

Como cada conteúdo deve atender a um estágio no funil de vendas, saber quais materiais foram baixados, lidos ou assistidos é uma forma de separar aqueles que estão mais avançados na jornada de compras.

Em termos gerais, se o lead ainda consome conteúdos mais superficiais, é sinal que ainda está buscando mais referências e se decidindo. Agora, se ele já leu materiais mais aprofundados, demonstra mais interesse e deve ser abordado de uma maneira diferente pelo time de vendas. 

4. Contar com uma agência especializada

Além de garantir que as ações sejam feitas da maneira adequada aos interesses da sua empresa, a contratação de uma agência pode agilizar (e muito!) esse processo. As agências já possuem experiência para lidar bem com a base de leads e podem agregar outras experiências e métodos eficazes à estratégia, como ações de e-mail marketing, fluxo de nutrição, relacionamento com a base etc. 

Como visto, a segmentação de leads é um passo essencial para a melhoria do seu processo de marketing e vendas. Com ela, as empresas podem classificar suas oportunidades de negócio segundo as fases de interesse, direcionando mensagens mais eficazes para cada estágio e criando estratégias específicas para cada etapa. 

Se você deseja aplicar a segmentação de leads na sua empresa, entre em contato com a Media K!. Temos diversas soluções personalizadas para seu negócio!

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