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Divulgue seu Pequeno Negócio pelo Twitter

Por Diego Kanaane :: 0 Comments

Três semanas depois de Curtis Kimball abrir seu carrinho “decrème brûlée” em São Francisco, ele percebeu um estranho entre os amigos na fila para suas sobremesas. Ele perguntou ao homem como é que ele havia descoberto seu carrinho e, ele disse que havia lido sobre o carrinho no Twitter.

Para o Sr. Kimball, que tinha admitido “realmente não entender o propósito do Twitter“, a beleza da palavra marketing digital boca-a-boca estava imediatamente claro. Ele abriu uma conta e tem mais de 5.400 seguidores, que esperam ele para postar a localização atual de seu carrinho ambulante e listar os sabores do dia, como o “creamsicle” de lavanda e laranja.

“Eu adoraria dizer que eu só tive uma idéia e estratégia realmente boa, mas o Twitter tem sido bastante essencial para o meu sucesso”, disse ele. Ele largou seu emprego como carpinteiro para acompanhar a demanda.

Empresas grandes como Dell, Starbucks e Comcast tem usado o  Twitter para promover seus produtos e responder aos seus clientes ”. Mas hoje, as pequenas empresas superam as grandes sobre o serviço  de microblog, e em muitos aspectos, o Twitter é uma ferramenta ainda mais útil para eles.

“Pensamos que essas ferramentas de mídia social como sendo apenas utilizadas por empresas grandes e sofisticadas como a Coca-Cola e McDonald’s, mas muitos pequenos negócios estão se encaminhando em direção a essas mídias sociais, porque elas são acessíveis, livres e muito simples”, disse Greg Sterling, analista que estuda a influência da internet nas empresas e locais de compras.

Pequenas empresas normalmente obtêm mais da metade de seus clientes através do boca a boca, disse ele, e o Twitter é a manifestação digital do que do boca a boca. Os usuários do Twitter transmitem mensagens de até 140 caracteres, e a cultura do serviço encoraja as pessoas a espalhar a notícia para amigos em sua própria rede.

Umi, um restaurante de sushi em São Francisco, às vezes, recebe cinco novos clientes em uma noite ouviram falar  sobre ele no Twitter, disse Shamus Booth, um co-proprietário.

Segundo o Sr. Banerji, que administra produtos comerciais no Twitter, proprietários de pequenas empresas gostam do Twitter porque podem conversar diretamente com seus clientes de uma forma que eles eram apenas capazes de fazer pessoalmente. “Nós estamos encontrando a distância emocional entre empresas e seus clientes  e a reduzindo cada vez mais”, disse ele.

Por: Claire Cain Miller – The New York Times / Small Business / Publicado em: 22 de Julho de 2009

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